Política

Prefeitura de Niterói recebe cônsul-geral da China em jantar

A cônsul-geral da China, Tian Min, esteve na Prefeitura de Niterói para discutir parcerias estratégicas com a cidade.

Foto: Evelen Gouvêa
Foto: Evelen Gouvêa

Niterói - A Prefeitura de Niterói recebeu, nesta terça-feira (29), a cônsul-geral da China no Brasil, Tian Min, para um jantar diplomático no Solar do Jambeiro. O encontro teve como foco ampliar parcerias bilaterais em inovação, educação, cultura e relações internacionais.

O prefeito Rodrigo Neves afirmou que o diálogo com o consulado chinês marca uma nova etapa para a cidade:

“Recebemos o consulado com uma equipe completa do governo municipal, porque acreditamos no potencial de ampliar as parcerias com a China, com foco em ciência, tecnologia e cultura. Niterói está inserida em uma agenda internacional importante e estratégica. Estamos iniciando este novo mandato com o compromisso de projetar Niterói para o mundo. Nossa cidade já tem histórico de relações com a China e queremos fortalecer essa ponte”.

Foto: Evelen Gouvêa

China quer intensificar cooperação com Niterói

Durante o encontro, a cônsul Tian Min destacou que Brasil e China vivem o melhor momento de suas relações bilaterais e sinalizou interesse em expandir a colaboração com cidades brasileiras, especialmente em projetos ligados ao desenvolvimento sustentável e à inovação.

“Niterói é uma cidade que tem ligações históricas com a China, desde 2002, mantém um acordo de cidades-irmãs com Jiaxing. Nosso objetivo é aprofundar esse tipo de parceria e explorar novas possibilidades de cooperação”, afirmou a cônsul.


Pan 2031 e presença internacional de Niterói

Rodrigo Neves aproveitou a ocasião para mencionar que Niterói e Rio de Janeiro devem apresentar, nos próximos dias, a proposta conjunta para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031, como parte do esforço para projetar a cidade no cenário global.

O prefeito também reforçou seu papel na diplomacia intermunicipal:

  • Presidente eleito da rede Mercocidades (cidades do Mercosul e América Latina)
  • Vice-presidente de Relações Internacionais da Frente Nacional de Prefeitos
Foto: Evelen Gouvêa

Representantes e clima cultural marcaram o encontro

Participaram do jantar a vice-prefeita Isabel Swan, os secretários Felipe Peixoto (Executivo), Juliana Benício (Inovação, Ciência e Tecnologia), Leonardo Giordano (Culturas), Thaiana Ívia (Mulher), Paulo Bagueira (Governo) e Bira Marques (Educação), além do procurador-geral do município, Técio Lins e Silva, e representantes do consulado, incluindo o cônsul comercial Jing Yanhui e a vice-cônsul Liu Yue.

O encontro teve ainda uma apresentação musical de jovens do Programa Aprendiz Musical, com repertório da música brasileira, simbolizando a conexão cultural entre os dois países.

Foto: Evelen Gouvêa