Niterói - O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, se reuniu nesta terça-feira (4) com o Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, para discutir estratégias de segurança pública para a cidade. No encontro, realizado no Quartel-General da PM, no Centro do Rio, Neves anunciou a entrega de mais 20 viaturas para a corporação no próximo dia 20 de fevereiro.
Com isso, a Prefeitura terá financiado um total de 45 veículos, incluindo os 25 já entregues em sua gestão anterior. O Secretário Municipal de Ordem Pública, Gilson Chagas, também participou da reunião.
Investimento na segurança pública
Durante a conversa, o prefeito reafirmou o compromisso de Niterói com o fortalecimento das forças de segurança e propôs uma parceria para a reforma do 12º Batalhão da Polícia Militar (12º BPM), responsável pelo policiamento na cidade. Além disso, a Prefeitura investirá em ferramentas de monitoramento e suporte às operações policiais nos bairros de maior vulnerabilidade.
“Tivemos uma reunião muito positiva e produtiva com o Comandante-Geral da Polícia Militar. Estabelecemos novas parcerias para a segurança pública de Niterói. Nunca ficamos na zona de conforto ao dizer que esse é um problema do governo do Estado ou do governo federal. Sempre cooperamos e investimos muito em segurança pública, em ambos os mandatos, ampliando os investimentos na área”, afirmou Rodrigo Neves.
Proeis ampliado e mais policiamento nas ruas
A Prefeitura também anunciou um investimento superior a R$ 1 milhão por mês no Proeis (Programa Estadual de Integração na Segurança), permitindo a atuação de policiais militares em horário de folga para reforçar o patrulhamento na cidade.
O convênio será expandido para a Polícia Civil, garantindo 300 vagas mensais para agentes que queiram atuar em Niterói, também durante seu período de folga.
Outro ponto destacado pelo prefeito foi o compromisso com a restauração do histórico Batalhão Treme-Terra, uma das unidades mais antigas da PMERJ, localizada no antigo Estado do Rio de Janeiro. A reforma será realizada em parceria com o governo estadual para resgatar a importância do quartel, especialmente no ano que marca os 50 anos da fusão entre os estados do Rio e da Guanabara.
Cidade mais segura
O secretário de Ordem Pública, Gilson Chagas, ressaltou a importância dessas iniciativas para aprimorar o policiamento e a segurança da população.
“Fizemos também um acordo muito importante para recuperar e restaurar o nosso Quartel-General da Polícia Militar, localizado no antigo Estado do Rio. Nos 50 anos da fusão, vamos, em parceria com o Estado e com o apoio da Prefeitura, realizar a restauração do Batalhão Treme-Terra. Vamos reforçar as ações de combate à criminalidade com o apoio da Guarda Municipal, da Polícia Civil e da Polícia Federal, para garantir que Niterói seja uma cidade cada vez mais segura”, afirmou o secretário.
Com essas ações, Niterói fortalece sua atuação na prevenção da criminalidade e no suporte às forças de segurança, garantindo mais tranquilidade para os moradores e reforçando o compromisso com uma cidade mais protegida e bem monitorada.