Política

Prefeitura de Niterói cria auxílio-aluguel para universitários no Centro

A Prefeitura de Niterói cria auxílio-aluguel para universitários, proporcionando R$ 700 mensais a estudantes da UFF e privadas.

Projeto da Nova Avenida Amaral Peixoto no Centro de Niterói | Divulgação Prefeitura de Niterói
Projeto da Nova Avenida Amaral Peixoto no Centro de Niterói | Divulgação Prefeitura de Niterói

Niterói - A Câmara Municipal de Niterói aprovou, nesta quarta-feira (02), por ampla maioria, o projeto de lei encaminhado pela Prefeitura que institui o Programa Aluguel Universitário. A iniciativa visa oferecer um suporte financeiro de R$ 700 mensais para estudantes da Universidade Federal Fluminense (UFF) e de instituições de ensino superior privadas que optem por residir no Centro da cidade. 

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, celebrou a aprovação do projeto e destacou os impactos positivos da medida para a juventude e para a cidade.

Programa Aluguel Universitário

“Esse será o maior do Brasil em moradia estudantil. Vamos apoiar os estudantes universitários, garantindo melhores condições para que permaneçam em Niterói, reduzindo a evasão e fortalecendo o ensino superior. Além disso, essa iniciativa terá um papel fundamental na revitalização do Centro da cidade, trazendo mais moradores para a região, aquecendo o comércio local e promovendo o desenvolvimento urbano sustentável”, afirmou Rodrigo Neves.

O Programa Aluguel Universitário busca beneficiar estudantes de baixa renda, auxiliando-os no custeio de moradia e garantindo maior acessibilidade ao ensino superior. O auxílio será destinado a alunos com renda familiar de até três salários mínimos e terá duração inicial de um ano, podendo ser renovado até a conclusão da graduação ou da pós-graduação, desde que o estudante não ultrapasse dois anos além do prazo regular do curso. A reprovação por faltas em qualquer disciplina resultará na perda do benefício. Além disso, o estudante não poderá acumular outro subsídio habitacional de mesma natureza.

A medida faz parte da estratégia da Prefeitura para fomentar o desenvolvimento econômico e social da cidade, tornando Niterói um polo cada vez mais atrativo para os jovens talentos.

Após a sanção do prefeito, o programa entrará em vigor e as regras para adesão serão divulgadas nos canais oficiais da Prefeitura de Niterói.