Temas foram debatidos no 5º Encontro de Gestores municipais nesta terça feira
Os principais gestores da prefeitura de Niterói se reuniram nesta terça-feira (17/10), num hotel da zona sul da cidade, para avaliar e validar as metas de desempenho traçadas para o ano e debater temas relacionados a gestão municipal.
Ao dar início ao 5º Encontro de Gestores, o prefeito Rodrigo Neves, traçou um panorama da situação político-econômica do país e do estado, e ressaltou a importância do planejamento, do controle de gastos e da economia das despesas sem abrir mão de modernas ferramentas de gestão que permitam aumentar a arrecadação e melhorar a qualidade do gasto público. “Temos de pensar sempre em formas de aprimorar a gestão, usar os recursos da melhor forma possível, como temos feito desde nosso primeiro dia à frente da prefeitura, seguindo as diretrizes que adotamos, para manter nossa cidade nesse patamar diferenciado dos demais municípios fluminenses”, destacou Rodrigo Neves.
O prefeito também falou de novos projetos em parceria com a iniciativa privada que serão lançados nos próximos dias, como o edital do Mercado Municipal e o edital da iluminação pública, e projetou uma agenda “mais forte nos próximos três anos, com mais realizações do que nos últimos quatro anos”.
Um dos temas abordados foi a securitização da dívida, que deverá resultar no aumento da arrecadação municipal, além de ferramentas de modernização e melhoria na cobrança de dívidas para a municipalidade. De acordo com o secretário de Fazenda, Pablo Villarim, o sistema será totalmente automatizado.
Coube à secretária de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle, Giovanna Victer, falar sobre o Planejamento Estratégico da cidade e a sua ligação com o Plano Plurianual, além de discorrer sobre Lei Orçamentária e o Monitoramento das metas.
Outro ponto abordado na reunião foi a realização da consulta pública que decidirá se a Guarda Municipal de Niterói deverá utilizar armamento letal nas ruas da cidade. O secretário de Administração, Fabiano Gonçalves, e a chefe de gabinete, Bárbara Siqueira, responsáveis pela condução da votação, explicaram como se dará o processo e tiraram dúvidas: “O voto não será obrigatório, ou seja, vota quem quiser. Estamos trabalhando para que a população participe do processo, que será auditado pela Ordem dos Advogados do Brasil e o Conselho Municipal de Segurança Pública”, informa Fabiano.
De acordo com o secretário, a cidade foi dividida em grupos de zonas eleitorais e bastará aos cidadãos levar o título de eleitor ou um documento de identidade oficial, com foto, para votar. A apuração ocorrerá na sede do 12º Batalhão de Polícia Militar.
A consulta pública será realizada no próximo dia 29. A prefeitura também disponibilizou um site para consultas e para tirar dúvidas dos eleitores: www.decideniteroi.com.br.
Foto: Luciana Carneiro