Niterói - Na manhã desta terça-feira (07), o prefeito Rodrigo Neves realizou uma reunião na sede da NitTrans para discutir medidas que prometem combater o barulho excessivo causado por escapamentos adulterados de motocicletas em Niterói. A ação faz parte de uma campanha de educação no trânsito que promete ser acompanhada de fiscalização rigorosa.
Campanha com foco nos motociclistas
De acordo com Rodrigo Neves, a iniciativa tem como objetivo conscientizar os motociclistas sobre os impactos da adulteração dos escapamentos, além de reforçar a segurança no trânsito. “Estamos iniciando hoje uma campanha de educação no trânsito, com foco especial nos motociclistas, para combater a adulteração dos escapamentos das motos, que as tornam barulhentas e geram transtornos em nossa cidade. Além disso, a campanha visa reduzir o número de acidentes fatais, que aumentaram nos últimos anos entre os condutores de motocicletas. Será um trabalho conjunto de conscientização e fiscalização firme realizado pela NitTrans em parceria com a Secretaria de Ordem Pública”, destacou o prefeito.
Problemas graves no trânsito
Rodrigo Neves enfatizou os desafios que a cidade enfrenta com as alterações em motocicletas e o aumento de acidentes envolvendo esse tipo de veículo. “Nos últimos anos, temos enfrentado problemas graves com a adulteração de equipamentos de motos, que aumentam o barulho e causam transtornos na cidade. Além disso, o número de acidentes fatais envolvendo motociclistas tem crescido em Niterói, o que exige uma resposta urgente”, afirmou.
Legislação
A Lei Municipal 3.661/2021, autoriza o Poder Executivo proibir a emissão de ruídos sonoros provenientes de escapamento de veículos motociclísticos e automotores em geral fora das normas estabelecidas nas legislações em vigor e institui o controle de poluição sonora veicular, e dá outras providências.
Educação e fiscalização caminhando juntas
A campanha combinará ações educativas e fiscalização rigorosa para alcançar seus objetivos. A NitTrans e a Secretaria de Ordem Pública trabalharão juntas para garantir o cumprimento das normas de trânsito e a redução de irregularidades, priorizando a segurança dos condutores e pedestres. “Vamos iniciar hoje uma campanha que une educação e fiscalização rigorosa, com o objetivo de combater essas irregularidades e, principalmente, evitar mortes e preservar vidas no trânsito”, reforçou Rodrigo Neves.