Niterói - Nesta quinta-feira (02), o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, anunciou a ampliação do programa de transferência de renda da Moeda Social Arariboia, beneficiando famílias do bairro do Fonseca, na Zona Norte. A iniciativa alcançará 9.500 novas famílias, incluindo mães de crianças com deficiências ou condições raras, pessoas com deficiência e idosos de baixa renda. Os cartões começarão a ser distribuídos na próxima segunda-feira (6), com o primeiro pagamento agendado para o dia 11 de janeiro.
Rodrigo Neves destacou que a ampliação da Moeda Arariboia reforça o compromisso da gestão municipal com a inclusão e a justiça social. “Quando assumi a Prefeitura de Niterói pela primeira vez, o Hospital Getulinho estava fechado e meu primeiro ato foi reabri-lo. Hoje, o hospital já atendeu mais de um milhão de crianças, um símbolo do nosso compromisso com a Saúde. Realizamos muito em Niterói: obras importantes no Bonfim, investimentos em contenção de encostas e a construção de creches em bairros como Vila Ipiranga e Caramujo. Criamos o Renda Básica, que hoje é a Moeda Arariboia, e ampliamos o programa para incluir mães de famílias atípicas, pessoas com deficiência e idosos carentes, garantindo dignidade às famílias mais vulneráveis. Juntos, seguimos construindo uma Niterói mais justa e humana”, afirmou o prefeito, acompanhado da vice-prefeita Isabel Swan.
Impacto do programa
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária, liderada pelo secretário Elton Teixeira, é responsável pela gestão do programa. Segundo Teixeira, a expansão do benefício coloca Niterói como referência em políticas públicas de transferência de renda.
“Agora serão 54 mil famílias beneficiadas. É o maior programa de transferência de renda do Brasil e um dos maiores do mundo. Hoje, o prefeito Rodrigo Neves e a nossa vice-prefeita Isabel Swan cumprem uma das suas principais promessas de campanha, que é ampliar as políticas públicas e fazer com que o recurso público chegue às famílias que mais precisam”, destacou o secretário.