Política

POLÍTICA: Secretário Executivo, Axel Grael participa da abertura de conferência internacional sobre sustentabilidade nesta quinta-feira (19), em Niterói

20170119_Abertura_Conferencia_Inter_Sustentabilidade_LV
20170119_Abertura_Conferencia_Inter_Sustentabilidade_LV

anuncie

anuncie

POLÍTICA – O secretário Executivo de Niterói, Axel Grael, participou nesta quinta-feira (19.1) da abertura da Conferência Internacional de Sustentabilidade Ambiental, Cultural, Econômica e Social. A 13ª edição do evento começou hoje e vai até sábado, dia 21 de janeiro, no Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Águas (NAB), da Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói é a primeira cidade brasileira a sediar o evento com cerca de 30 países representados.

“Agradeço aos organizadores da Conferência e a UFF por sediar. E quero em nome do prefeito Rodrigo Neves dar as boas vindas a todos. A cidade de Niterói deu prioridade a política de sustentabilidade há 4 anos desde que o prefeito Rodrigo Neves foi eleito. Devido às nossas políticas ambientais de sustentabilidade a cidade também terá 100% do esgoto tratado. E estamos bem próximos de chegar a 50% de área protegida por parques e litorais de proteção. Uma parte da Baía de Guanabara que será despoluída é aqui no nosso lado de Niterói. Aqui queremos ser inspiração e aproveitar as críticas e sugestões que serão discutidas para usar em Niterói”, falou Axel Grael, secretário Executivo de Niterói.

20170119_Abertura_Conferencia_Inter_Sustentabilidade_LV

Participaram também da abertura o organizador da Common Ground Publishing, Phillip Kalantzis, o diretor de redes de pesquisa do Estados Unidos, David Humphreys, o pesquisador da The Open University, da Inglaterra, Milton Keynes e Sidney Luiz de Matos Mello, reitor da UFF.

A prefeitura e o NAB são parceiros da Common Ground Publishing, instituição que coordena a Conferência e a Comunidade de Conhecimento On Sustainability. Desde a primeira edição, em 2005, a conferência já aconteceu em cidades dos Estados Unidos, Vietnã, Índia, Malásia, Ilhas Maurício, Equador, Nova Zelândia, Canadá, Japão, Croácia e Dinamarca. E aqui tem 30 países representados.

A primeira palestra foi do Whashington Fajardo, arquiteto, membro da sociedade brasileira para o avanço da ciência e do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural. Ele explicou a história urbanística do Rio de Janeiro, pela sua experiência na Prefeitura do Rio.

“O planejamento urbano de uma cidade é com mudanças mas também com preservação”, finalizou Fajardo.

Amanhã terá palestra da secretária de Urbanismo e Mobilidade Urbana, Verena Andreatta, às 9:30, sobre Caminhos para a sustentabilidade: desafios e oportunidades para Niterói e no sábado será a vez do secretário Executivo, Axel Grael, às 9:45, palestrar sobre programas ambientais desenvolvidos e soluções inovadoras em resiliência e sustentabilidade na cidade.

anuncie