
Niterói prepara uma transformação histórica em suas comunidades. O Programa Vida Nova no Morro ganha apoio da ONU-Habitat e do BID, prometendo levar urbanização, moradia digna e inclusão social a mais de 150 mil pessoas. A iniciativa coloca a cidade no mapa das soluções inovadoras para os desafios urbanos globais.
Parceria global para transformar comunidades
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, se reuniu na África do Sul com Anacláudia Rossbach, Diretora Geral da ONU-Habitat, durante o Fórum Urban 20. No encontro, propôs um acordo técnico de parceria para o Programa Vida Nova no Morro, que beneficiará 83 comunidades e mais de 150 mil pessoas.
A diretora executiva manifestou apoio imediato à proposta. Rodrigo Neves destacou avanços já alcançados pela cidade em infraestrutura, contenção de encostas, defesa civil, universalização de água tratada, saneamento, educação, saúde e segurança pública, além dos planos para os próximos anos.
Arquiteto de Família: nova revolução urbana
Inspirado no sucesso do Programa Médico de Família – referência para o Saúde da Família no Brasil –, o prefeito anunciou o projeto Arquiteto de Família.
“Niterói criou o Programa Médico de Família, que foi inspiração para criação, no Brasil, do Programa Saúde da Família. Agora, a gente quer fazer o Arquiteto de Família, porque já levamos água, esgoto, creche, escola, contenção de encostas e áreas de lazer para as comunidades. Então, queremos avançar nas melhorias habitacionais e reduzir as desigualdades urbanas: rebocar, pintar, melhorar o que precisa em cada uma das favelas. Isso será uma revolução urbana”, afirmou o prefeito.
ONU-Habitat vê Niterói como exemplo para o mundo
Para Anacláudia Rossbach, o desafio das melhorias habitacionais é global.
“Vamos ficar felizes em colaborar com esse programa progressista que Niterói quer implementar nas comunidades para melhorar a infraestrutura das casas. Esse é um grande desafio também para a América Latina , África e muitos países”, disse.
Urban 20: cidades unidas por soluções globais
No encerramento do Urban 20, fórum que reúne prefeitos das nações do G20, Rodrigo Neves participou da elaboração do comunicado oficial a ser entregue aos líderes mundiais em novembro, em Joanesburgo.
O documento destaca:
- Ampliação de financiamento para cidades
- Desafios climáticos e resiliência urbana
- Habitação e inclusão social
- Transformação digital
Também reforça o reconhecimento das cidades como parceiras essenciais na colaboração internacional e na construção de soluções para os desafios globais.
Programa Vida Nova no Morro: obras e inclusão
Em setembro, Rodrigo Neves sancionou a lei que autoriza a Prefeitura a firmar acordo de cooperação e financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para viabilizar o programa.
A iniciativa prevê:
- Requalificação de moradias
- Pavimentação e drenagem
- Iluminação pública e contenção de encostas
- Qualificação profissional e incentivo ao empreendedorismo
- Fortalecimento da economia solidária
Além das obras físicas, o Programa Vida Nova no Morro busca reforçar o orgulho e o sentimento de pertencimento dos moradores, transformando não apenas o espaço urbano, mas também as oportunidades sociais e econômicas.