Na última eleição mais de 700 candidatos tentaram uma vaga para o mandato de vereador de Niterói. Há nomes que parecem ter uma cadeira cativa no Legislativo, outros insistem várias vezes por um mandato. No total, são 21 eleitos.
Há casos emblemáticos como do candidato Naldinho, que a cada eleição repete sua marca de campanha: “Só faltou um pouquinho”! Nesta matéria 5 novos candidatos falam de suas expectativas e propostas que pretendem colocar em prática caso sejam eleitos.
Ledilson quer dá voz a quem mais precisa na cidade
Dos que buscam uma vaga, está Ledilson Paiva, repórter e fundador do site Enfoco Notícias, que se lança como candidato pelo PDT. Conhecido por ser um crítico aos problemas da cidade na internet, Ledilson trabalha com mídias sociais e já esteve envolvido em campanhas políticas, auxiliando outros candidatos.
Para ele, suas expectativas e esperanças foram sempre frustradas por não poder ajudar quem realmente precisa. Ledilson afirma que, agora, de forma independente, se lança com a vontade de lutar por uma cidade melhor e dar voz àqueles que mais precisam e não encontram uma representação legítima na câmara de vereadores.
Ledilson expõe suas principais propostas, são elas: participação social; mandato democrático (dando representação aos menos favorecidos); segurança pública efetiva e de qualidade; e atenção especial aos PCD (sobretudo aos que sofrem de TEA), entre outras.
Caso eleito, suas primeiras ações serão: projetos para criação de um plano de amparo ao motociclista; implementação de terapeutas ocupacionais em toda rede de ensino municipal com atenção especial ao TEA; criação de um centro de acolhimento para pessoas em “situação de rua”, com atividades profissionalizantes, reinserindo essas pessoas no mercado de trabalho e dando dignidade.
Gabriela defende prioridade para os artistas niteroienses nos espaços culturais públicos do município
Gabriela Linhares, é atriz, gestora e ativista cultural, com participação ativa nas artes e na gestão pública. Ela afirma que aceitou a convocação para ser candidata a vereadora pelo PDT, após uma vida dedicada às artes, mas que recentemente, encontrou vocação, também, na gestão pública, como forma de transformar a vida das pessoas.
Gabriela acredita que no Legislativo ela poderá propor projetos e ampliar as possibilidades dos artistas e produtores da cidade para que tenham mais apoio e ocupem os espaços culturais públicos da cidade e, especificamente, o Teatro Municipal, Sala Nelson Pereira dos Santos e o Teatro Popular Oscar Niemeyer.
Gabriela foi diretora do selo Niterói Artes Cênicas e Subsecretária de Educação. Para ela, é fundamental os investimentos na educação, lembrando a importância dos Cieps, escolas em tempo integral e com animadores culturais, idealizados por Darcy Ribeiro. A Cultura, destaca Gabriela, precisa avançar na valorização dos profissionais e fomento em todas as áreas. Gabriela Linhares afirma que irá dedicar um olhar especial às mulheres, transversalmente a todas as áreas, e em especial na prevenção e combate à violência doméstica.
Michel Saad Neto vai lutar por políticas públicas para idosos e um Samu veterinário
Candidato a vereador pela primeira vez, Michel Saad Neto é advogado, 28 anos, e apresenta um histórico de família de políticos, tanto o pai Beto Saad e o avô Michel Saad, ex-deputado estadual. Michel afirma que a renovação política não se limita à juventude, tem que ter história, capacidade comprovada de articulação e realização. Ele aposta na sua articulação política via Governo do Estado e Brasília para avançar em importantes projetos para Niterói.
Michel Saad pretende propor a criação de um Centro de Atendimento Especializado para Autistas e Pessoas com Deficiência; Centro de Reabilitação e Qualificação para pessoas em situação de rua; Hospital para Idosos; Centro de Convivência para Idosos, incluindo a reabertura do Helena Tibau; criação do Samu Veterinário e do Hospital Veterinário.
Entre outras propostas, pretende viabilizar iluminação de todas as praias contribuindo para o lazer, desenvolvimento econômico e a segurança.
O Jovem Michel Saad Neto já tem uma vasta experiência como gestor, com um legado de serviços, projetos e inovação, principalmente, na Secretaria do Idoso, onde idealizou o Cartão em Casa, Alô Idoso e o Gastronomia na Longevidade. É candidato pelo Podemos.
Nos últimos anos, Michel se destacou por trazer para Niterói e para o Estado do Rio de Janeiro os 40% de desconto nas multas de trânsito (valendo atualmente em 28 cidades e em todos os radares do Estado).
Ele foi o responsável para que o Cartão do Idoso passasse a ser emitido pela internet e pelo aplicativo da carteira digital de trânsito (que já está disponível em quase 60 cidades do Estado). Ele foi Secretário do Idoso em Niterói e Vice-Presidente Estadual do Idoso da OAB-RJ.
João Victor pretende atuar para uma cidade mais justa e com mais qualidade de vida
O jovem João Victor acredita que a cidade pode alcançar grandes resultados numa gestão pública sustentável. É nesta direção que se lança candidato a vereador pelo Cidadania olhando para o futuro e para as próximas gerações.
“Todo dia, como pai do João Vicente , eu me motivo para essa caminhada por uma Niterói melhor para nossos filhos”, destaca João Victor.
É esta politica que faço e pretendo continuar trabalhando na Câmara de Vereadores para fazer Niterói uma cidade mais justa, limpa e eficiente. Meu desejo, acrescenta, João Victor, é ver nossa cidade prosperando e oferecendo mais qualidade de vida a todos seus moradores.
João Victor acredita que cada cidadão tem o poder de transformar sua cidade, e é isso que o faz seguir em frente com sua família e seus amigos. “Tenho certeza que juntos, vizinhos, moradores, colegas de trabalho e toda população, podemos caminhar com ações concretas para transformar numa cidade melhor para todos e todas e para nossos filhos”, ressalta João Victor.
Tatuí defenderá leis para incrementar o turismo
Ricardo Figueira de Aguiar, conhecido como Ricardo Tatuí, como é mais conhecido, também é um dos novos candidatos a vereador em Niterói, pelo MDB. Ele faz parte de uma geração de jovens surfistas que se consagraram em âmbito nacional e internacional. Foi um dos pioneiros esportistas a representar Niterói em competições nacionais e internacionais, tornando-se uma destacada referência do surfe.
Tatuí virou uma lenda na cidade, foi campeão brasileiro e o primeiro a ser campeão de uma etapa da primeira divisão WSL na França.
Tatuí também tem sido um dos principais esportistas a organizar competições nacionais e internacionais na Praia de Itacoatiara. O Esporte ganhou referência e visibilidade em Niterói muito por sua atuação e dedicação.
Tatuí fez parte do Projeto Nomes criado pelo ex-prefeito Jorge Roberto Silveira com uma escola de Surf (Projeto Social Tatuí) que atendia jovens surfistas sem condições financeiras.
Sua principal proposta é contribuir cada vez mais pela profissionalização do esporte na cidade; fomentar e criar leis que transformem a vida dos jovens praticantes de esportes; meios e leis que incrementem o turismo nas praias e belezas naturais; proteger os animais; e fiscalizar com isenção o executivo.