
Niterói - Pela primeira vez na história, Niterói é governada por uma mulher. A vice-prefeita Isabel Swan assumiu, nesta semana, o cargo de prefeita em exercício, marcando um avanço histórico na representatividade feminina na política municipal. Isabel ficará à frente da administração enquanto o prefeito Rodrigo Neves participa, no exterior, de um encontro do Fórum Mundial de Autoridades Locais (CGLU), representando a Associação de Prefeitos da América do Sul.
Marco inédito para a cidade
A nomeação temporária de Isabel Swan foi celebrada por Rodrigo Neves como um momento simbólico e significativo:
“Tenho muita alegria em, agora, no final do mês de março, transmitir a função para a prefeita em exercício e minha amiga Isabel Swan, nossa primeira vice-prefeita. Além de dedicação à cidade, sua nomeação interina simboliza um avanço e reconhecimento na representatividade feminina em Niterói. Ela será a primeira mulher a ocupar este cargo na história de nossa cidade”, declarou o prefeito.
Pioneira no esporte e na gestão pública
Isabel Swan tem uma trajetória repleta de conquistas e pioneirismo. Ela foi a primeira mulher brasileira a ganhar uma medalha olímpica na vela, nos Jogos de Pequim em 2008, e voltou a competir nas Olimpíadas do Rio 2016 e Paris 2024. Também foi a primeira mulher a chefiar a Coordenadoria de Esportes Femininos do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e presidiu a Comissão de Atletas da PanAm Sports, organizadora dos Jogos Pan-Americanos.
Além da carreira esportiva, Isabel se destacou na vida acadêmica e na gestão pública. Formada em Comunicação Social pela UFF e com pós-graduação em Gestão de Projetos pelo Ibmec, ela está concluindo mestrado em Olimpismo. Na atual gestão, foi nomeada também para comandar a Secretaria do Clima, Defesa Civil e Resiliência de Niterói, atuando em políticas públicas para sustentabilidade e combate às mudanças climáticas.
“Que mais mulheres ocupem esses espaços”
Emocionada com a posse simbólica, Isabel comentou o significado de sua nomeação:
“Estar exercendo esse cargo neste período é uma grande honra. Assumir esse papel é mais do que uma responsabilidade administrativa, é um marco histórico para Niterói e para a participação feminina na gestão pública. Espero que essa conquista inspire mais mulheres a ocuparem espaços de liderança”, afirmou.