Política

Niterói, o PAN e seu potencial para o turismo receptivo

Arquivo
Arquivo

Niterói - Niterói é, indiscutivelmente, uma das melhores opções de turismo no Estado do Rio de Janeiro, e avança para se consolidar como preferência de turistas nacionais e estrangeiros. Com paisagens naturais deslumbrantes, Niterói se orgulha de ter quase 60% da sua área ambiental preservada. Suas praias são paradisíacas, e a praia do Sossego já faz parte do grupo especial com Selo Azul, atestando o compromisso com a preservação ambiental e o turismo sustentável.

Os parques de Niterói compõem este cenário de beleza natural, dentre eles: Campo de São Bento; Parque da Cidade; Parque Orla Piratininga; Horto de Itaipu; Horto do Fonseca e Horto do Barreto. Foi inaugurado, recentemente, também o Centro Cultural e Ambiental Sueli Pontes, em Piratininga, um exemplo de espaço de pesquisa, já conhecido de o “MAC Ambiental”.

Outro destaque do turismo em Niterói, é o contraste de patrimônios históricos, antigos e modernos, como o MAC, o Museu Popular Janete Costa; os fortes e a Fortaleza de Santa Cruz; o Mercado Municipal; o Solar Notre Réve; a Ilha de Boa Viagem (estes três últimos restaurados recentemente) dentre outros.

Niterói é o segundo município do país com mais obras do arquiteto Oscar Niemeyer, e, dentre os equipamentos do Caminho Niemeyer, o MAC é o mais emblemático, símbolo da cidade.

Outro ineditismo de Niterói é ser o único município do país fundado por um índio, o Arariboia.
A cidade tem outro grande potencial turístico, ainda não suficientemente explorado, trata-se da sua vocação para o mar. São inúmeros os praticantes, competidores e campeões de esportes náuticos; as ondas gigantes da praia de Itacoatiara tem sido palco de noticiários e de competições internacionais. Niterói se orgulha de ser a cidade com mais medalhas olímpicas do País. Além de uma ampla área costeira que convida a passeios e intercâmbios através do mar.

Na área de mobilidade e infraestrutura, a inauguração do Túnel Charitas-Cafubá uniu a cidade e permitiu melhor acesso às praias oceânicas. A Ponte Rio-Niterói, que está completando 50 anos, possibilita o trânsito de milhares de pessoas entre o Rio de Janeiro e Niterói. No entanto, o transporte náutico, através das barcas, no terminal do Centro e do terminal de catamarãs, em Charitas, são fundamentais para esta travessia Niterói-Rio e a melhoria do fluxo do trânsito.

Por iniciativa do prefeito Rodrigo Neves, está sendo realizada uma parceria com o Governo do Estado que reduzirá o valor da passagem dos Catamarãs de Charitas, que além do seu aspecto social, e abrirá novas perspectivas para o Turismo, facilitando a vida dos niteroienses e a vinda de mais turistas para Niterói.

A variedade de esportes praticados nas praias, ciclovias, clubes, parques, é também um viés da vocação turística de Niterói, pois reúne amadores e atletas de todo o Estado, do país e do mundo para treinos, cursos, projetos e competições. Neste sentido, a construção do Complexo Esportivo, no bairro do Centro, tende a fomentar cada vez mais a prática esportiva, atraindo milhares de niteroienses e promovendo eventos nacionais e internacionais. Aliás, com a recente aprovação do Comitê Olímpico Brasileiro para que o Rio de Janeiro e Niterói sejam as sedes do Pan Americano, o Turismo e os Esportes estarão cada vez mais juntos alavancando o potencial turístico da cidade.

Três grandes eventos culturais são referências em Niterói: o Natal, o Réveillon e o Carnaval, este último com o simbolismo de ter sido um niteroiense, Ismael Silva, nascido em Jurujuba, que criou a primeira escola de samba do país, a “Deixa Falar!”.

Niterói é uma cidade que se destaca por sua qualidade de vida e segurança. Neste sentido, a Prefeitura de Niterói, através da Neltur está elaborando o novo Plano Municipal de Turismo, em parceria com a UFF, com uma escuta ativa de diferentes segmentos, direta e indiretamente, relacionados ao Turismo.

Este novo plano é o segundo feito em Niterói. O primeiro foi o Plano Diretor de Turismo, idealizado e elaborado por este jornalista, há 36 anos, durante a administração do prefeito Waldenir de Bragança.

O atual prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, sinaliza que esta vontade política caminha para se concretizar. O Governo começa com uma visão de futuro e a perspectiva de abrir ainda mais a cidade para o turismo receptivo, com a convicção de que esta abertura está diretamente relacionada ao maior acesso da população local aos equipamentos turísticos da cidade. Um exemplo disto é a recente abertura da Ilha da Boa Viagem a todos os visitantes sem prévia inscrição.

A parceira que Rodrigo Neves firmou com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, chancelado pelo presidente Lula, foi fundamental para que o Comitê Olímpico Brasileiro oficializasse as cidades do Rio de Janeiro e Niterói como representante do Brasil na disputa para sediar o Pan Americano em 2031. Caso se concretize será uma vitória significativa para as duas cidades, no fomento aos esportes, em novas arenas esportivas, na recuperação do Caio Martins.

E, sem dúvida, o legado maior com a construção da Linha 3 do Metrô que dará um salto de desenvolvimento na Região Metropolitana e produzirá um impacto extraordinário na indústria do Turismo. Isto é histórico!

Niterói merece! A população niteroiense e os turistas agradecem!
Mário Sousa é jornalista e analista político.