As prefeituras de Niterói e São Gonçalo anunciaram que seguirão o exemplo do Rio de Janeiro e implementarão gratuidade no transporte público durante os dias de eleição. Nos dias 6 de outubro e, se houver segundo turno, em 27 de outubro, os ônibus municipais estarão à disposição da população sem custos, facilitando o acesso aos locais de votação.
A decisão, oficializada nesta quarta-feira (21), visa garantir que o transporte não seja um empecilho para os eleitores exercerem seu direito ao voto. Niterói já havia adotado essa medida nas eleições de 2022, conforme a Lei Municipal nº 3.738. Agora, a cidade retoma a iniciativa em parceria com São Gonçalo.
“A Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade (SMU) de Niterói informa que haverá gratuidade nos ônibus da cidade nos dias de eleição, em 6 de outubro e, em caso de segundo turno, no dia 27 de outubro. A medida já havia sido adotada por Niterói nas eleições de 2022. A lei municipal número 3.738, de 26 de outubro de 2022, foi aprovada pela Câmara e estabelece o acesso gratuito ao transporte coletivo de ônibus do município de Niterói nos dias de eleições oficiais”. diz a prefeitura de Niterói.
Em São Gonçalo, além da gratuidade, a prefeitura anunciou que a quantidade de ônibus em circulação nos dias de eleição será equivalente ao de um dia útil, garantindo que o serviço seja eficiente e atenda à demanda. A Secretaria de Transportes também mobilizará equipes para monitorar o funcionamento do sistema.
“A Prefeitura de São Gonçalo informa que haverá gratuidade do transporte público municipal no dia da eleição. Ainda nesta semana serão definidos junto às empresas os detalhes para a prestação do serviço, já tendo sido determinado que estará em circulação o mesmo número de ônibus que atuam nos dias de semana, sem prejuízos para a população. A Secretaria de Transportes estará com as equipes nas ruas para fiscalizar o serviço”. diz a prefeitura.
Outras cidades
Enquanto Itaboraí ainda não se pronunciou sobre a adesão à medida, Maricá já conta com a gratuidade garantida pelo programa Tarifa Zero, operado pelos conhecidos “Vermelhinhos”.
Nos próximos dias, as prefeituras de Niterói e São Gonçalo, juntamente com as empresas de ônibus, definirão os detalhes operacionais para implementar a gratuidade, reforçando o compromisso de facilitar o acesso dos eleitores às urnas.