Política

Niterói dá início às obras de nova escola na Região Oceânica

A nova Unidade no Engenho do Mato terá modernas instalações, incluindo salas climatizadas e laboratórios de informática.

Imagens do local. Divulgação
Imagens do local. Divulgação

Niterói - O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, assinou neste sábado (26) a ordem de início das obras da Escola Municipal Lucília Gomes Monteiro da Silveira, no Engenho do Mato, na Região Oceânica. A nova unidade, que terá quatro pavimentos e instalações modernas, vai atender alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I até o 5º ano.

A estrutura contará com salas de aula climatizadas, laboratórios de informática e ciências, biblioteca, salas de multimeios, além de diretoria, sala de professores, secretaria, cozinha e refeitório. Na área externa, o projeto inclui duas quadras poliesportivas cobertas, vestiários, um ginásio com arquibancada e um anexo com berçários, lactário, playground e jardim com piso ecológico.

Investimento e previsão de entrega

Com investimento de R$ 10,3 milhões, a construção está sendo realizada pela Empresa de Infraestrutura e Obras de Niterói (ION) e deve ser concluída até outubro deste ano. A nova escola, que será a unidade número 99 da rede municipal de ensino, terá capacidade para atender mais de 400 crianças.

O projeto foi desenvolvido priorizando a acessibilidade e contará com sistema de reaproveitamento de água para maior sustentabilidade.

Durante o evento, Rodrigo Neves destacou:

“Tenho um orgulho enorme de ter sido o prefeito que mais construiu escolas na história dessa cidade. Tenho um orgulho enorme de ter sido o prefeito que construiu 26 escolas nos meus mandatos. Entreguei uma escola a cada três meses. Aqui a gente vai ter mais de 400 crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1 até o 5º ano, que é a nossa maior demanda aqui no Engenho do Mato. Vamos ter aqui creche. Esse prédio foi abandonado pelo estado. A gente municipalizou e, a partir do ano que vem, vamos ter uma grande escola municipal no Engenho do Mato. Vamos em frente. É tempo de acelerar”.

Foto: Cláudio Fernandes

A Escola Municipal Lucília Gomes Monteiro da Silveira será uma das maiores unidades da rede, atendendo o Ensino Fundamental I e a Educação Infantil, com mais de 400 novas vagas.

“No ano passado, entregamos cinco novas Umeis, ampliando o número de vagas na Educação Infantil. Essa será uma das maiores unidades da nossa rede, com estrutura moderna e pensada para garantir inclusão, acolhimento e desenvolvimento dos nossos estudantes. Estamos construindo um espaço que vai transformar a vida das nossas crianças e das famílias da região”, afirmou o secretário municipal de Educação, Bira Marques.

“Retomar as obras da Escola Municipal Lucília Gomes Monteiro da Silveira é reafirmar o nosso compromisso com a educação pública de qualidade. Em breve, teremos mais uma unidade para atender às expectativas dos moradores do Engenho do Mato sobre essa escola pública”, ressaltou a presidente da Fundação Municipal de Educação, Andrea Bello.

Reconhecimento e homenagem

A escola homenageia Lucília Gomes Monteiro da Silveira, educadora que dedicou quase 30 anos de sua vida ao antigo Colégio Fagundes Varela, hoje municipalizado. Pioneira no bairro, Lucília foi professora, diretora, faxineira e merendeira, contribuindo para o desenvolvimento da educação no Engenho do Mato.

Daniel da Silva Monteiro, irmão da homenageada, emocionou-se com a celebração:

“Essa homenagem à Lucília é muito justa. Vivenciamos com ela a dedicação, a abnegação e o esforço como educadora e pedagoga. Temos um sentimento maior que é gratidão por essa linda homenagem. Nossa família mora no Engenho do Mato há 97 anos. Podemos dar testemunho da transformação aqui da região”

Presenças no evento

Além do prefeito, o evento contou com a participação da vice-prefeita Isabel Swan, da primeira-dama Fernanda Sixel Neves, do secretário executivo Felipe Peixoto, da presidente da Fundação Municipal de Educação Andrea Bello, de vereadores e representantes de associações de moradores.