Política

Lula diz que vai ligar para Trump — entenda

O presidente Lula pretende convidar Trump. Veja por que Lula diz que vai ligar para Trump e o que significa isso.

Trump e Lula | Reprodução
Trump e Lula | Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (5) que pretende ligar para o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para convidá-lo para a COP30, que será realizada em Belém, no Pará, em novembro de 2025.

Durante um evento no Palácio Itamaraty, Lula destacou que deseja ouvir diretamente de Trump o que ele pensa sobre as mudanças climáticas.

Vou ligar para o Trump para convidá-lo para a COP, porque quero saber o que ele pensa da questão climática”, afirmou Lula. “Se ele não vier, vai ser porque não quer, não por falta de delicadeza, charme e democracia.”


Lula critica tarifas impostas por Trump, mas mantém convite

Antes de falar sobre o convite à COP30, o presidente criticou as medidas comerciais adotadas pelo republicano:

Trump não tinha o direito de taxar o Brasil da forma que fez”, disse Lula, durante uma reunião do chamado ‘Conselhão’, no Itamaraty.

Mesmo com o atrito, Lula afirmou que pretende estender o convite a vários líderes mundiais, incluindo o próprio Trump, como gesto diplomático em nome do debate global sobre o clima.


COP30 será realizada no Brasil e busca engajamento internacional

A COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas) está marcada para acontecer em Belém, capital do Pará, e será uma oportunidade para o Brasil consolidar sua liderança na pauta ambiental global.

O evento reunirá chefes de Estado, especialistas e lideranças climáticas de todo o mundo, sendo uma das maiores edições já realizadas no hemisfério sul.