Entrevista

José Haddad, presidente do Cidadania em Niterói: "a política é um sacerdócio para as pessoas do bem"

O cidadedeniteroi.com começa uma série de entrevistas com os presidentes de partidos políticos com atuação em Niterói. A primeira entrevista é com José Haddad, presidente do Cidadania. Solicito que os presidentes dos partidos em Niterói, façam contato com o cidadedeniteroi.com através do e-mail: [email protected].

José Haddad | Divulgação
José Haddad | Divulgação

O Partido Cidadania foi fundado em 2019 com a transformação do Partido Popular Socialista (PPS). Hoje, liderado nacionalmente pelo deputado estadual e ex-presidente do partido no Estado do Rio de Janeiro, Comte Bittencourt. O Cidadania nasce, também em Niterói, em 2019, o atual presidente é José Haddad, ex-presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur). O partido está com três vereadores Luiz Carlos Gallo (atual secretário de esportes), Rodrigo Farah e Dado.

José Haddad destaca que o Cidadania, em Niterói há mais de 20 anos, tem papel protagonista nas políticas da cidade, já tendo por vários períodos grandes bancadas legislativas, bem como, a presidência da Câmara Municipal, além de construir legado sempre que foi convidado a representar pastas do executivo municipal.

“Nosso líder maior, hoje, o presidente nacional Comte Bittencourt, sempre exerceu papel relevante na trajetória do partido no município.”

Ressalta Haddad.

Com dois vereadores com mandato na Câmara de Vereadores da cidade, o partido está pronto para as eleições deste ano e está na expectativa de aumentar sua bancada para três vereadores.

“Nossa nominata está completa e bem representada. Estamos trabalhando para eleger, pelo menos, três vereadores(as)”.

Afirma Haddad.

Na base do governo atual, Haddad diz que o Cidadania vai apoiar o pré-candidato Rodrigo Neves (PDT) na eleição em outubro, “que tem competência comprovada e aprovada na gestão da cidade”, ressalta o presidente do Cidadania.

“Vamos apoiar o pré-candidato Rodrigo Neves por sua competência comprovada”

Para Haddad, a política permite a criação de um sistema que sirva de suporte à população. Por isso é importante lembrar que a sociedade deve participar da política e valorizar seu voto. A população é que determina se a política vai permanecer gerando crescimento para o município ou não. É ela que elege seus representantes e deve cobrar deles o retorno em bens e serviços eficazes para a cidade e para a sua gente.

Segundo Haddad, a política é “um sacerdócio para as pessoas do bem que entendem que o mundo é eterna construção e nós somos os construtores”. Para aqueles(as) que não têm essa mentalidade, é um equívoco irresponsável e acrescenta que infelizmente a política ainda está representada em sua grande parte por esse segundo grupo. “Mas fazemos política acrescentando que podemos, junto com a sociedade amadurecida, exercer a boa política”, destaca.

Sobre a importância de um partido político na Democracia, José Haddad afirma que todo partido defende em uma ideologia própria, sua forma de perceber às políticas públicas e a maneira como julga correto administrar a gestão pública nas esferas municipais, estaduais e federais.

“É uma forma legítima de representar parte da sociedade que se alinha com os propósitos apresentados por esse partido político”

Ressalta o presidente do Cidadania em Niterói.

Com vasta experiência em gestão pública, exercendo vários cargos no governo municipal, entre eles, presidente da Neltur, e Representante Regional do Ministério da Cultura no RJ e Espírito Santo, além de ter sido por dois mandatos presidente do Fórum Estadual de Secretários de Turismo.

Com várias pós-graduação de Gestão Pública, Coach In, Terapia Cognitiva, e Master em PNL e Eneagrama, na iniciativa privada atende pessoas e empresas em seus processos de mudanças e melhoria de performance há mais de 30 anos.