
Rio de Janeiro - A prefeita em exercício de Niterói, Isabel Swan, marcou presença nesta segunda-feira (7) na cerimônia de posse da nova Comissão de Direito Desportivo da OAB-RJ, no Rio de Janeiro. O encontro teve como foco principal temas urgentes como o enfrentamento ao racismo no esporte, a violência contra mulheres em eventos esportivos e os preparativos para a possível realização do Pan e Parapan-Americanos de 2031 pelas cidades do Rio de Janeiro e Niterói.
De acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a ocorrência de agressões contra mulheres aumenta em quase 21% nos dias de partidas de futebol, evidenciando a urgência de políticas públicas e jurídicas mais eficazes. A comissão se comprometeu a atuar com firmeza contra essas violações e ampliar o debate sobre justiça e inclusão no cenário esportivo brasileiro.
Niterói preparada para sediar o Pan 2031
Durante o evento, Isabel Swan destacou os investimentos em infraestrutura esportiva que vêm sendo feitos em Niterói, reforçando o potencial da cidade para receber grandes eventos internacionais.
“A cidade tem vocação para o esporte. Só na vela, são 15 medalhas olímpicas. E além da competição e da conquista de medalhas, a gente quer deixar um grande legado a partir do fortalecimento do esporte nas escolas; nos clubes, através de programas de incentivos e também através de projetos sociais. Esse é um compromisso meu e do prefeito Rodrigo Neves”, afirmou Isabel.
Entre os equipamentos destacados, estão o Complexo Esportivo Aída dos Santos, com uma das pistas de atletismo mais modernas do Brasil; a nova Arena da Concha Acústica, que será inaugurada até o fim do ano; e os Ginásios Educacionais Olímpicos em construção na Região Oceânica.
Candidatura conjunta quer legado sem desperdício
O secretário municipal de Esportes e Lazer do Rio, Guilherme Schleder, ressaltou que a candidatura conjunta Rio-Niterói ao Pan e Parapan 2031 é sólida e responsável:
“Eu tenho muito orgulho de estar caminhando com a Isabel e os prefeitos Rodrigo Neves e Eduardo Paes nessa batalha de trazer o Pan e o Parapan 2031 para o Rio e Niterói. Estamos com os equipamentos prontos e não vamos deixar nenhum elefante branco depois dos eventos”, garantiu Schleder.
Autoridades presentes e compromisso com a justiça no esporte
A solenidade contou com a presença de nomes importantes do cenário esportivo e jurídico, como o presidente do STJD, Luís Otávio Veríssimo Teixeira; a presidente da OAB-RJ, Ana Basílio; o senador Carlos Portinho e o novo presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB-RJ, Pedro Trengrouse.
Trengrouse reforçou o papel dos advogados no desenvolvimento do esporte:
“O esporte nasceu no mesmo dia em que o direito desportivo nasceu, porque o que define o esporte são suas regras, então tudo que tenha a ver com o esporte tem a ver com o direito. A conscientização dentro e fora dos estádios precisa ser regra, portanto os advogados têm um papel fundamental para que o esporte possa existir”, declarou.