
Niterói - A Prefeitura de Niterói deu mais um passo importante no fortalecimento da segurança pública do município com a entrega de 10 novos carros e 10 motos para a Guarda Civil Municipal (GCM) nesta segunda-feira (24). A renovação e ampliação da frota fazem parte da estratégia de modernização do ordenamento urbano e da atuação integrada com órgãos estaduais e federais no combate à criminalidade.
Com os veículos entregues hoje, o município passa a contar com 80 viaturas operacionais à disposição da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop). Somente em fevereiro, a prefeitura já havia disponibilizado 20 veículos para os agentes do Proeis e do Segurança Presente, fortalecendo o policiamento ostensivo nos bairros.
Durante a solenidade de entrega, realizada no pátio do Caminho Niemeyer, o prefeito Rodrigo Neves destacou o papel essencial da GCM na política de prevenção à violência:
“Quando assumi a Prefeitura pela primeira vez, em 2013, a nossa Guarda estava em vias de extinção. Aos poucos, colocamos de pé o plano estratégico de desenvolvimento institucional dessa instituição, que hoje é o orgulho de Niterói. A nossa Guarda Civil Municipal cumpre um papel importante na ordem pública, que é indissociada da segurança pública e da prevenção à violência urbana. É impossível não levar em conta a contribuição dos municípios para a garantia de uma segurança pública mais eficiente”, afirmou o prefeito.
Cerca de 100 agentes participaram do evento, marcando simbolicamente a entrega das chaves das novas viaturas. O secretário de Ordem Pública, Gilson Chagas, também ressaltou a evolução da corporação:
“A gente vem trabalhando com um policiamento integrado e atuando pelo bem da população de Niterói. Na nossa Guarda temos homens e mulheres que trabalham, no dia-a-dia, provendo a segurança pública da cidade. Estamos entrando em um novo momento, aumentando a participação da Guarda Civil Municipal na segurança pública do município. Realizamos várias ações em parceria com o 12 BPM e com a Polícia Civil. Tudo isso sem abrir mão da ordem pública. Somos fundamentais na segurança pública do município”, enfatizou.
Reforço no efetivo e estrutura da Guarda Municipal
Desde 2013, a Guarda Municipal de Niterói passou por uma reestruturação completa. O número de agentes saltou de 300 para 714 com a realização de concursos públicos. Além disso, foram implementadas importantes conquistas como o Regime Adicional de Serviço (RAS), plano de cargos e salários, e a construção da Cidade da Ordem Pública, sede moderna que abriga a GCM com toda a infraestrutura necessária para seu funcionamento.
Concurso da Guarda de Niterói bate recorde de inscritos
O recente concurso público da Guarda Municipal de Niterói registrou mais de 70 mil inscritos, tornando-se o mais concorrido do Brasil entre concursos desse tipo. São 209 vagas imediatas, além de formação de cadastro de reserva. Os aprovados participarão de um curso de formação completa, com disciplinas como:
- Direito Penal e Processual Penal
- Técnicas de Abordagem
- Gestão e Mediação de Conflitos
- Defesa Pessoal
- Legislação de Trânsito e Ambiental
- Posturas Municipais