Niterói encerrou sua participação na 73ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos, nesta quarta-feira (09), com a participação do prefeito Rodrigo Neves e de grande parte do secretariado em fóruns que reuniram gestores municipais de todo o Brasil. Durante o evento, no Caminho Niemeyer, a cidade recebeu mais de 2 mil dirigentes de todas regiões do país, além de pré-candidatos à presidência da República e diretores das maiores instituições financeiras nacionais e internacionais.
Acompanhado do presidente da FNP e prefeito de Campinas/SP, Jonas Donizette, Rodrigo Neves falou sobre as iniciativas de Niterói durante o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana.
“A mobilidade é, junto a segurança pública, um dos maiores desafios do meio urbano nacional. Nos últimos anos, estamos implementando medidas inovadoras, como o bicicletário Arariboia, a expansão da malha cicloviária e o sistema BHLS, para enfrentar esse desafio em Niterói. Sabemos que a mobilidade só será sustentável se melhorarmos os transportes públicos”, defendeu.
O prefeito de Niterói também participou do Fórum de Relações Internacionais, que foi aberto pelo secretário Executivo, Axel Grael. Em seguida, se juntou à secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, no seminário Desafios Para A Gestão da Educação Pública Municipal. Ele ainda acompanhou o workshop “Nova Gestão Pública: uma agenda para o Brasil (2019-2022)”, com a secretária municipal de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle de Niterói, Giovanna Victer.
De tarde, no Fórum de Transportes e Trânsito o presidente da NitTrans, Paulo Afonso Cunha, o secretário Executivo, Axel Grael, e o secretário de Urbanismo, Renato Barandier, discutiram os caminhos do transporte em nível municipal.
“Niterói desloca, diariamente, contingente de 3 milhões que buscam acesso ao Rio de Janeiro. Em contrapartida, somos um município de apenas 500 mil habitantes. Temos feito, nos últimos cinco anos, investimentos buscando reduzir o tempo de deslocamento da população”, explicou Barandier.
Durante a mesa “Segurança Jurídica e Eficiência na Aplicação do Direito Público”, na parte da tarde, a secretária de Planejamento, Giovanna Victer, falou sobre o papel das políticas públicas na sociedade.
“A política pública, em sua definição, visa transformar a realidade. A nossa tarefa é tomar decisões com base nas expectativas de consequências de mudança da realidade. Como gestores, temos um leque de escolhas, decidimos qual será a alternativa de ferramenta de política pública, fundamento a minha decisão com base em dados, estatísticas, históricos e apresento a minha decisão pública de um ato administrativo”, explicou.
Fotos: Luciana Carneiro