Rio de Janeiro - A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta quarta-feira (14), em primeira discussão, o Projeto de Lei Nº 2930/2024, que propõe alterar o nome da Estação das Barcas de Charitas, em Niterói, para ‘Estação Ator Paulo Gustavo’. A iniciativa é do deputado estadual Thiago Rangel (PMB) e tem como objetivo prestar uma homenagem permanente a um dos maiores ícones culturais da cidade.
O projeto, que ainda precisa passar por segunda votação antes de ser enviado ao governador para sanção, destaca o impacto do ator Paulo Gustavo na cultura brasileira. Nascido em Niterói e eternizado pelo personagem Dona Hermínia, da franquia de sucesso Minha Mãe é uma Peça, o humorista faleceu em 2021 em decorrência de complicações da Covid-19.
Segundo o parlamentar, a nova denominação da estação é mais do que uma lembrança afetiva. “Além de seu talento indiscutível como ator e humorista, Paulo Gustavo sempre foi um defensor do amor e da inclusão, utilizando sua posição de destaque para trazer visibilidade e conscientização sobre temas importantes, como a diversidade sexual e a luta contra o preconceito”, declarou Rangel.
A homenagem se soma a outras iniciativas que buscam preservar a memória do artista em Niterói, como a já existente estátua no Campo de São Bento e a criação do Caminho Paulo Gustavo no roteiro turístico e cultural da cidade.
A proposta de renomeação da estação também simboliza a valorização da identidade cultural de Niterói, associando um dos seus pontos de maior circulação diária à imagem de um de seus filhos mais ilustres.