Política

Eleições 2024: convenções oficializam candidaturas à prefeitura de Niterói

Convenção do PDT no Clube Canto do Rio. Divulgação.
Convenção do PDT no Clube Canto do Rio. Divulgação.

As candidaturas na disputa pela Prefeitura de Niterói começaram a ser oficializadas. Os nomes são anunciados nas convenções partidárias, que poderão ser realizadas até 5 de agosto. Os indicados disputam a eleição em 6 de outubro.

Em convenção realizada na quinta-feira (25), o PL homologou a chapa do bolsonarista Carlos Jordy (PL) – Alexandra Ferro (Progressistas), candidatos a prefeito e vice de Niterói. O evento, que ocorreu na Câmara Municipal, também definiu o nome da coligação de partidos que apoiará a chapa: “O Cidadão em Primeiro Lugar”.

A cerimônia contou com a presença de pré-candidatos a vereador do PP e do Agir, partido que nacionalmente manifestou apoio a Rodrigo Neves. A convenção foi marcada por orações, agradecimentos a Deus e críticas à esquerda.

O bolsonarista Jordy na convenção do PL.

Neste sábado (27), cerca de 7 mil pessoas lotaram o Clube Canto do Rio, no Centro de Niterói, para a convenção do PDT que escolheu Rodrigo Neves como candidato a prefeito e Isabel Swan como vice-prefeita pela Coligação “Por Amor a Niterói”. A convenção reuniu lideranças dos 14 partidos que compõem a coligação, como a Federação Brasil Esperança (PT – PV – PC do B), MDB, Cidadania, PSDB, União Brasil, Republicanos, Rede, PSB, entre outros. Nomes de destaque como o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, o ex-ministro das Comunicações, Miro Teixeira, e a deputada estadual, Martha Rocha, estiveram presentes. O ministro Carlos Lupi elogiou a lealdade e o compromisso do prefeito Axel Grael, afirmando que Niterói será um exemplo para o país.

Rodrigo Neves na convenção do PDT.

A candidata a vice-prefeita Isabel Swan (PV), que está disputando a Olimpíada de Paris, também enviou um vídeo dizendo que, antes de vencer as eleições junto com Rodrigo, espera reforçar a seleção de mulheres que representam Niterói e o Brasil nos jogos olímpicos.

O União Brasil realiza neste domingo, na Câmara Municipal, sua convenção municipal, onde homologa os nomes dos 22 candidatos a vereador do partido. O União Brasil integra a coligação liderada por Rodrigo Neves.

No último fim de semana (21), a Câmara Municipal de Niterói foi o cenário da convenção eleitoral do PSOL, que oficializou a deputada federal Talíria Petrone como candidata à prefeita de Niterói. A coligação de esquerda é formada por Rede, PSB, PCB e UP. A chapa terá Nadine Borges, doutora em Direito e Sociologia e ex-Secretária de Direitos Humanos e Cidadania de Niterói, como provável vice. A oficialização da candidatura de Nadine deverá ocorrer na convenção do PSB.

Talíria na convenção do PSOL.

A convenção do Podemos, que confirmou Bruno Lessa como candidato a prefeito de Niterói, aconteceu na manhã do último domingo, na Câmara Municipal, com a presença de centenas de pessoas. Também foram oficializadas as candidaturas a vereador da coligação “Niterói Pode Mais”, formada por Podemos, Avante, PMB e PRTB. A escolha do vice será definida até 5 de agosto. A convenção contou com a presença do presidente estadual do Podemos, Filipe Pereira, e de outras lideranças partidárias, como o presidente municipal do Avante, Francisco Mendonça, e o deputado federal Sargento Portugal (Podemos).

Bruno Lessa na convenção do Podemos.