Neste sábado, 9 de setembro, o Diretório Nacional do Cidadania realizou uma importante reunião para definir a nova liderança do partido. O professor fluminense Comte Bittencourt foi eleito como o novo Presidente Nacional, assumindo o posto deixado pelo ex-deputado Roberto Freire, que foi destituído do cargo.
“Depois de duas décadas de militância, fui honrado com a indicação dos companheiros de partido para a Presidência da Executiva Nacional do Cidadania. Aceitei este grande desafio com o propósito único de unir o partido em torno dos valores democráticos que sempre nortearam nossa atuação política. Tenho convicção que contarei com o apoio e a dedicação de todos aqueles que construíram a trajetória de lutas do Cidadania. Vamos continuar escrevendo juntos esta história de grandes vitórias.” disse Comte Bittencourt.
O ex-governador de Brasília, ex-senador e ex-ministro da Educação Cristovam Buarque e a ex-deputada Luzia Ferreira foram nomeados como vice-presidentes do partido. Outra nomeação importante é a da ex-presidente do Sindicato dos Bancários de Campinas, Ana Stela Alves de Lima, como nova secretária-geral-adjunta.
“Parabéns ao amigo Comte Bittencourt pela eleição para a presidência nacional do Cidadania. Vereador e deputado estadual muito atuante no estado do Rio, ele foi meu companheiro como vice-prefeito de Niterói. Desejo sucesso em sua nova missão de renovar e fortalecer o Cidadania em âmbito nacional, além de defender a democracia brasileira.” disse o ex-prefeito e secretário executivo de Niterói, Rodrigo Neves.
Após três décadas liderando o Cidadania, Roberto Freire foi destituído do cargo de presidente. Sua saída ocorreu devido a uma acalorada disputa sobre os caminhos a serem seguidos pelo partido. A legenda está dividida entre ser base ou não do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sobre a atual federação com o PSDB.