Câmara Municipal de Niterói
Câmara Municipal de Niterói | Divulgação

Após uma série de denúncias divulgadas pelo jornal O Dia e amplamente repercutidas nas redes sociais, a chamada “Máfia dos Condomínios” — esquema acusado de forçar moradores a perderem seus imóveis em leilões fraudulentos — será tema de debate na Câmara Municipal de Niterói.

O presidente da Casa, vereador Milton Cal, afirmou ao O Dia, que vai reunir os vereadores para discutir o caso e debater o assunto. As denúncias incluem aumentos abusivos de taxas condominiais, cobranças extras irregulares, perseguições e assédio contra moradores.

O vereador Daniel Marques, que já foi síndico, criou a Frente Parlamentar Condominial para tratar do tema. Segundo ele, o grupo pretende reunir síndicos, administradores e especialistas para discutir mecanismos de proteção jurídica e protocolos de segurança para proprietários.

É um absurdo leiloar o único imóvel de uma pessoa. Existem outras formas de cobrança, como parcelamento e negociação da dívida, sem retirar o direito à moradia. Vamos criar um protocolo de segurança e cartilhas para orientar os moradores sobre seus direitos”, afirmou Daniel Marques.