Política

Câmara de Niterói aprova projeto de Educação Integral na Rede Municipal

Câmara de Niterói aprova projeto de Educação Integral na Rede Municipal

Foi aprovado na Câmara Municipal de Niterói, em 1ª discussão, nesta quinta-feira (16), o Projeto de Lei n° 17/2021, que cria o Programa Municipal de Educação Integral. O projeto, de autoria do vereador Binho Guimarães (PDT), busca instituir, planejar e executar ações direcionadas à melhoria da oferta e qualidade do Ensino Fundamental na Rede Pública Municipal, em especial à criação e implementação de rede de Escolas de Ensino Fundamental em tempo integral.

Dentre outros, alguns dos objetivos são ampliar o tempo de permanência dos estudantes na escola para uma jornada escolar integral de 08 (oito) horas diárias, reduzir os índices de evasão escolar/abandono/reprovação e alcançar melhores resultados de aprendizagem.

Com a iniciativa, segundo o autor do projeto “busca-se sedimentar o ensino integral na cidade, de modo a adequar o conjunto de políticas públicas de ensino às demandas da contemporaneidade com a necessária e urgente investida rumo ao cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 4, da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. Tal iniciativa insere-se no esforço de enfrentamento do grave déficit educacional ocasionado não apenas pela desigualdade social que assola nosso país, mas que também foi fortemente agravado pelo fechamento das escolas durante a pandemia da Covid-19”.

O projeto, que ainda seguirá para 2ª discussão na Casa Legislativa, vai ao encontro das ações que estão sendo implementadas pela Secretaria Municipal de Educação na busca e garantia da dignidade e acesso a ensino de qualidade no Município de Niterói.