Rio de Janeiro - O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), fez o anuncio, nesta quarta-feira (27), durante um evento no Palácio Guanabara, os resultados alcançados pela Operação Lei Seca em 2024. Além de destacar investimentos, Castro apresentou uma proposta que pode mudar a dinâmica das fiscalizações da Polícia Militar no estado: a inclusão de maquininhas de cartão nas blitzes para permitir o pagamento de débitos no local, evitando o reboque de veículos.
A ideia de incluir maquininhas de cartão nas blitzes, segundo o governador, é oferecer aos motoristas a chance de regularizar suas pendências financeiras no momento da abordagem.
“Hoje, quem tem o gás cortado pode pagar na hora com uma maquininha. Com a luz é igual. Já com o carro, o cidadão precisa pagar no banco e depois ir ao depósito para buscar o veículo. Isso precisa mudar. Vamos colocar maquininhas em cada blitz para evitar que as pessoas passem por esse transtorno,” afirmou Cláudio Castro.
Blitzes caça-níqueis
Durante o evento, o governador reforçou sua intenção de acabar com “blitzes caça-níqueis“.
“Não quero mais blitz sem propósito. Blitz não deve existir para prejudicar as pessoas. Elas só serão realizadas para cumprir a Lei Seca, salvando vidas, ou para questões de Segurança Pública,” pontuou Castro.