O vereador Binho Guimarães (PDT) assumiu na última segunda-feira (23), em cerimônia realizada na Escola Municipal Francisco Portugal Neves, a Secretaria da Região Oceânica, em substituição a Rubens Branquinho. Binho assinou o termo de posse e afirmou que sua missão será dar continuidade aos projetos que a Prefeitura de Niterói vem realizando na região e reiterou que vai trabalhar para estimular o emprego entre os jovens da região.
O prefeito Axel Grael falou sobre a importância de ter Binho Guimarães como novo secretário da Região Oceânica, “A meu convite, ele parte para esse desafio importante, que dará continuidade aos projetos da Região Oceânica. O Binho tem capacidade de liderança, competência e tenho certeza de que ele trabalhará muito por uma belíssima gestão. Ele conhece há muito os principais interlocutores locais, líderes comunitários, sendo uma pessoa que busca, estuda e já conhece os projetos que estamos desenvolvendo aqui. Não é de agora sua aproximação com as ações da Região Oceânica. Ele será a pessoa certa no momento certo”.
Grael, lembrou que a prefeitura vai investir, até o fim de 2024, R$ 2 bilhões em obras e infraestrutura em toda a cidade. Além disso, destacou que a Região Oceânica está se tornando uma referência em sustentabilidade urbana e que as transformações e melhorias continuarão acontecendo. “Antes mesmo de ser prefeito de Niterói eu já empunhava bandeiras e sonhava em tirar do papel obras que a população esperava e que muitos não acreditavam que pudessem se tornar realidade. Quem duvidou está vendo o que estamos fazendo, ouvindo a população e unindo forças entre Executivo e Legislativo de forma integrada e harmônica. O Binho é combativo, morador da região e conhece todos os projetos. Vai ajudar a finalizar alguns desses projetos e a tocar outras iniciativas que virão”, afirmou o prefeito.
Binho se licencia do seu mandato na Câmara Legislativa para trabalhar pela Região Oceânica, parte da cidade na qual reside há 26, dos seus 31 anos. “É um enorme desafio, a Região Oceânica conta com mais de 12 bairros e 130 mil habitantes. Sei que não podemos prometer apenas acertos, pois qualquer gestor está sujeito a erros, mas o que não pode deixar dúvidas é sobre a nossa vontade de melhorar, proteger e organizar a Região Oceânica. Trabalharemos muito para isso”, afirmou.
Binho Guimarães é advogado formado pela UFF, foi coordenador da Juventude de Niterói entre 2017 e 2020 e desde o ano passado atua na Câmara Legislativa como líder de partido e presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia e Formação Profissional. “Tivemos uma enorme responsabilidade na presidência da Comissão de Educação, mas cumprimos a missão de promoção do debate sobre a necessidade de retorno às aulas e de defesa da reabertura das escolas durante a pandemia, algo que se provou correto por inúmeros estudos e os próprios dados acerca das taxas de ocupação e contaminação. Seja na Câmara de Vereadores, seja no Poder Executivo, a Educação continuará sendo nossa obsessão. Justamente por isso, nosso mandato apresentou mais 28 milhões de reais em emendas para a Educação de Niterói, sendo essa uma contribuição importante que nos orgulha ao longo desse período”, detalhou o secretário.
Binho também falou sobre obras importantes para a região, “Estamos com nosso grupo promovendo uma grande transformação na Região Oceânica e isso é fruto de muito trabalho e dedicação. Quando a prefeitura escolhe dragar e asfaltar isso é uma questão de boa política pública. Vamos estar aqui para dar continuidade a obras como as do Engenho do Mato e Vale Feliz. Vamos fazer a rotatória de Camboinhas, entregar as obras do Mar Alegre e tantas outras assim, como instalação de uma unidade do Samu na Policlínica de Itaipu, e a renaturalização do Rio Jacaré. Vamos continuar fortalecendo as políticas públicas para a juventude, em especial na Região Oceânica”, destacou.
O novo Secretário listou as principais ações a serem realizadas em sua gestão: A modernização das unidades de saúde da região, a nova policlínica de Piratininga, a expansão do Programa Médico de Família no Cafubá, e também a implementação do SAMU da Região Oceânica na policlínica de Itaipu.
No campo da empregabilidade, de acordo com o secretário, será criado o primeiro banco de oportunidades regionalizado, que promete fortalecer as políticas para a juventude na região. Binho Guimarães é o autor da Lei Municipal nº 3.620 que criou o programa Meu Primeiro Emprego em Niterói, que prevê o estímulo aos comerciantes e empresários locais na contratação de jovens em busca pelo primeiro emprego.
Outra conquista do seu mandato voltada para a região é a implementação da plataforma urbana digital da Região Oceânica que foi alcançada por meio da emenda de R$ 9 milhões à lei orçamentária anual de autoria própria e que será construída.
Já na Educação, outra forte área de atuação do seu mandato na Câmara, ainda de acordo com o secretário, será implementado o novo colégio Fagundes Varela, no Engenho do Mato, que passará a oferecer o segundo ciclo. Também será desenvolvida uma política regional para o contraturno escolar, para que seja fortalecida a educação em tempo integral.
A solenidade de posse contou com os seguintes secretários municipais, Renato Barandier (Urbanismo e Mobilidade), Dayse Monassa (Conservação e Serviços Públicos), Vicente Temperini (Obras), Bira Marques (Secretaria-Executiva), Rafael Robertson (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Recursos Hídricos), Rodrigo Oliveira (Saúde), Marilia Ortiz (Fazenda), Dionê Castro, coordenadora do PRO-SUSTENTÁVEL, Luiz Fróes, presidente da Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN), além do presidente da Câmara, vereador Milton Cal, e do deputado federal Chico D’Angelo, lideranças comunitárias, representantes das associações de moradores da região, entre outros.