A Prefeitura de Niterói firmou, nesta segunda-feira (19), uma nova parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro voltada para melhorias na mobilidade urbana e no transporte público. O acordo, assinado com a Secretaria Estadual de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU), contempla um pacote de obras estratégicas que vão impactar positivamente a vida de milhares de moradores da cidade e da Região Metropolitana.
Corredor Verde, bicicletário e interligações no trânsito
Entre as intervenções previstas estão:
- A implantação do corredor verde na Alameda São Boaventura, no Fonseca;
- A construção de um bicicletário ao lado da estação das barcas de Charitas, em terreno que será doado pelo Estado;
- A conexão viária entre o terminal de transbordo do Caramujo e a Alameda;
- E o início de estudos técnicos para viabilizar a aguardada Linha 3 do Metrô, que pretende integrar Niterói a São Gonçalo e Itaboraí por meio de transporte de massa.
Prefeito Rodrigo Neves destaca avanços
O prefeito Rodrigo Neves celebrou o novo acordo e afirmou que a cidade está pronta para dar um novo salto em qualidade de vida:
“Mobilidade e Transporte são pontos fundamentais nas cidades e impactam a rotina das pessoas. Estou muito animado porque, da mesma forma que fizemos a parceria com o estado para reduzir a tarifa do catamarã de Charitas, não tenho dúvida de que a gente vai tirar esses projetos do papel e dar um salto ainda maior na qualidade de vida dos moradores de Niterói”, disse.
Secretário de Transportes elogia gestão municipal
O secretário estadual Washington Reis elogiou a postura da gestão municipal e ressaltou a importância da cooperação entre os entes públicos:
“Fazer é uma tarefa para poucos. Tem que ter coragem e resiliência para tirar do papel. Tem que ser com um prefeito igual ao Rodrigo Neves. As tratativas que estão ocorrendo não tenham dúvida de que vão deixar um legado para a população”, afirmou.
Catamarã de Charitas: exemplo de sucesso
Um dos frutos mais recentes da cooperação entre a Prefeitura e o Governo do Estado foi a redução da tarifa do catamarã de Charitas, que passou de R$ 21,00 para R$ 7,70. Com a medida, o número de passageiros mais do que dobrou e cerca de 6 mil carros deixaram de circular pelas ruas a cada semana, aliviando o trânsito e diminuindo a emissão de poluentes.