Rio

VÍDEOS: Tiroteio no RJ deixa universitário de Niterói morto e duas crianças feridas

Nascido em Niterói, o jovem era estudante do curso de biologia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Bernardo Paraiso | Foto: Reprodução
Bernardo Paraiso | Foto: Reprodução

Durante um intenso tiroteio no centro de Seropédica, na Baixada Fluminense, na tarde desta segunda-feira (08), o jovem niteroiense Bernardo Paraiso, de 24 anos e aluno do curso de Ciências Biológicas na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), foi tragicamente morto. O incidente levou a universidade a cancelar as atividades do período noturno.

A Polícia Militar, ao chegar ao local, encontrou uma pessoa ferida e apreendeu armamentos, incluindo um fuzil e outra arma de fogo. Duas crianças, de um e seis anos, feridas no confronto, foram prontamente levadas para atendimento no Hospital de Saracuruna, com ferimentos no joelho e na região do pescoço, respectivamente. Rosiane Claudino de Freitas, de 34 anos, que acompanhava as crianças, também foi atendida no hospital, apresentando um hematoma na coxa esquerda, mas sem comprometimento dos movimentos.

Fuzil apreendido após tiroteio | Foto: Reprodução

Bernardo estava a caminho do supermercado com uma amiga, também estudante na mesma universidade, quando foi surpreendido pelos disparos.

Em resposta ao trágico incidente, a UFRRJ, sediada em Seropédica, declarou luto e cancelou as atividades acadêmicas na segunda-feira (8), lamentando profundamente a perda do estudante:  “É com imenso pesar que comunicamos o trágico falecimento do aluno Bernardo Paraíso, aluno de Ciências Biológicas, na tarde de hoje (8). A administração central se solidariza com toda a família e amigos neste momento de dor”, diz em nota.

Segundo informações da polícia, o tiroteio foi fruto de uma confrontação entre facções milicianas rivais, que competem pelo domínio de serviços locais como distribuição de sinal de TV a cabo, comércio de botijões de gás e imposição de taxas comerciais na área.

Além de Bernardo, a violência também vitimou um miliciano armado com um fuzil e uma pistola automática, ao lado do qual foi encontrada uma granada, felizmente não detonada.

Na mesma ocorrência, duas crianças, de 1 e 6 anos, foram feridas e necessitaram de atendimento médico urgente no município de Duque de Caxias.

A polícia conseguiu capturar um suspeito, identificado como Cléber Barbosa dos Santos, conhecido pelo apelido de “General”, enquanto este tentava se ocultar em uma farmácia, portando um fuzil, uma pistola automática e R$ 1.550 em espécie. A investigação do caso está a cargo da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense.

Baleado perto de casa

O estudante que veio a falecer residia próximo ao local onde foi baleado. Compartilhava um apartamento com uma amiga, e ambos haviam saído para comprar lanches em um mercado, momento em que Bernardo foi ferido dentro do comércio.