A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Niterói iniciou a “Operação Infância Protegida” nesta segunda-feira (10), visando intensificar o combate a facções criminosas que aliciam crianças e adolescentes para atuarem no tráfico de drogas na Região Metropolitana de Niterói.
Os agentes estão monitorando os criminosos envolvidos no aliciamento de menores e buscam identificar todos os participantes dessa prática.
Na estreia da operação, a equipe da DPCA-Niterói capturou um traficante da comunidade do Rato Molhado, em Itaipu. O suspeito foi localizado na casa de seu pai, no município de São Gonçalo.
Segundo os policiais, o homem de 26 anos possui 14 registros criminais e é conhecido das autoridades desde os 15 anos, quando foi pego furtando uma residência em Itaboraí. Durante a adolescência, ele foi apreendido em flagrante por crimes como tráfico e porte de arma de fogo de uso restrito.
Já adulto, ele se aprofundou no tráfico de drogas, assumindo diversas funções dentro da facção e cometendo roubos em coletivos. Em agosto do ano passado, foi preso em flagrante na comunidade onde atuava, na Região Oceânica de Niterói.
Após ser libertado e sabendo da existência de um mandado de prisão contra ele, buscou refúgio na casa do pai, onde foi encontrado e detido.
As ações da “Operação Infância Protegida” ocorrerão periodicamente, com o objetivo de coibir a prática criminosa que afeta diretamente a infância e juventude de menores em Niterói.