Polícia

Sistema inteligente identifica moto roubada em Niterói

Sistema inteligente identifica moto roubada em Niterói e resulta em prisão. Saiba mais sobre a ação integrada.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Niterói - Uma ação integrada entre o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) da Prefeitura de Niterói e o programa Segurança Presente, da Polícia Militar, resultou na prisão de um homem por receptação e na apreensão de uma motocicleta roubada, na manhã deste sábado (10), no Centro de Niterói.

A operação começou às 8h35, quando o sistema de Cercamento Eletrônico, operado pelo Cisp, emitiu um alerta indicando a passagem de uma Honda CG Titan 160 vermelha (placa LUE9C22), com registro de roubo feito na 58ª DP (Posse – Nova Iguaçu). A equipe do Segurança Presente rapidamente localizou o veículo circulando pela Avenida Feliciano Sodré, confirmou a irregularidade e efetuou a abordagem.

O condutor foi detido no local e conduzido à 76ª DP (Centro de Niterói), onde permanece preso e à disposição da Justiça. A motocicleta foi apreendida e ficará sob custódia das autoridades competentes.

Foto: Divulgação

Tecnologia e integração no combate ao crime

O prefeito Rodrigo Neves destacou a importância da atuação conjunta entre os sistemas municipais e as forças de segurança.

“Esse foi mais um caso que demonstra a eficiência do trabalho conjunto entre as forças policiais e a Prefeitura de Niterói. A Polícia Militar, através do Segurança Presente, agiu rapidamente graças ao alerta enviado pelo Cisp, que faz um trabalho fundamental. Todas as entradas de Niterói têm identificação de placas do Cisp. Todos os veículos irregulares e roubados que entram na cidade são imediatamente identificados. Vamos continuar a trabalhar de forma integrada com a Polícia Militar e com as outras forças de segurança”

Implantado em 2019, o sistema de Cercamento Eletrônico já foi responsável pela recuperação de mais de 600 veículos roubados ou clonados. A tecnologia usa câmeras com leitura automática de placas, funcionando 24 horas por dia, e envia alertas em tempo real às equipes policiais.

Foto: Divulgação

O sucesso da ferramenta se soma a outras ações da Prefeitura, como o pagamento de gratificações para policiais e guardas municipais, e a atuação do Observatório de Segurança de Niterói, que coleta e analisa dados para embasar políticas públicas de segurança.