Polícia

Rolezinho em Niterói é frustrado por cerco da Prefeitura e PM

Operação da Prefeitura em Niterói frustra 'rolezinho' de motociclistas. Apreensão de motos marca ação conjunta com a PM.

Divulgação
Divulgação

Niterói - A Prefeitura de Niterói, em parceria com a Polícia Militar, realizou uma operação integrada na madrugada desta quinta-feira (08) para conter um grupo de motociclistas que participava de um “rolezinho” ilegal pela cidade. A ação, que contou com apoio da Guarda Municipal, da Nittrans e da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), resultou na apreensão de 10 motos, todas levadas ao depósito público municipal.

Monitoramento em tempo real flagrou movimentação

A mobilização foi possível graças ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), que identificou o grupo no bairro Fonseca por meio das câmeras de monitoramento. Os motociclistas passaram pelos bairros de Santa Rosa e Icaraí, e, com um cerco estratégico montado nos principais acessos da cidade, as equipes conseguiram interceptar os participantes em pontos do Centro, São Francisco e Icaraí.

Divulgação

As motos recolhidas foram autuadas por diversas infrações de trânsito. A ação reforça a atuação da cidade contra condutas que perturbam o sossego e a segurança pública.

“Esse tipo de operação é reflexo do investimento de mais de R$ 1 bilhão que Niterói tem feito em segurança nos últimos dez anos”, destacou o prefeito Rodrigo Neves. “Estamos agindo para garantir a tranquilidade dos moradores e coibir práticas que causam incômodo à população.”

Fiscalização de motos barulhentas é intensificada

Desde fevereiro, mais de 1.900 motos foram abordadas e cerca de 300 motociclistas multados em ações específicas contra motos irregulares e barulhentas. Essas fiscalizações, com foco em blitzes diárias e monitoramento 24 horas pelo Cisp, têm como objetivo identificar a circulação irregular de grupos de motociclistas, como os chamados “rolezinhos”.

“O uso da tecnologia tem sido fundamental para impedir esse tipo de prática. A operação desta madrugada foi um exemplo claro de resposta rápida e planejada, com o apoio do Cisp e das forças integradas de segurança”, explicou o coronel Gilson Chagas, secretário municipal de Ordem Pública.

Sistema inteligente de segurança de Niterói

O Cisp de Niterói conta com 522 câmeras e 10 portais de segurança que monitoram os acessos da cidade. Só o Sistema de Cercamento Eletrônico possui 120 câmeras inteligentes, capazes de identificar fragmentos de placas, letras, números e até cores de veículos. Desde 2019, mais de 600 veículos clonados ou envolvidos em crimes foram recuperados graças ao uso dessa tecnologia.