Divulgação/PMERJ
Divulgação/PMERJ

Garantir a tranquilidade durante o Réveillon 2026 é o principal compromisso do 12º BPM, unidade da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro responsável pelo policiamento ostensivo em Niterói e Maricá. Para isso, foi montado um planejamento especial de segurança, com reforço de efetivo e tecnologia de reconhecimento facial na Praia de Icaraí, principal ponto de concentração do público.

Ao todo, 845 policiais militares serão mobilizados, com apoio de 125 viaturas, incluindo motocicletas e quadriciclos, além de recursos tecnológicos de última geração para monitoramento em tempo real.

Divulgação/PMERJ

Pórticos com detectores e reconhecimento facial

Na orla de Icaraí, serão instalados 12 pórticos de segurança, que funcionarão como pontos de revista. Esses acessos contarão com detectores de metais e câmeras equipadas com software de reconhecimento facial.

Toda a movimentação do público será acompanhada por operadores no caminhão-comando, que receberá imagens em tempo real de câmeras fixas e móveis, incluindo dois drones. Também serão montadas torres de observação ao longo da orla, inclusive na faixa de areia.

Divulgação/PMERJ

Tecnologia para localizar foragidos da Justiça

O sistema de reconhecimento facial foi configurado para emitir alertas ao Centro de Comando e Controle da corporação quando identificar pessoas com mandado de prisão em aberto. A partir do alerta, a equipe policial mais próxima será acionada para realizar a abordagem, conforme os protocolos legais.


Patrulhas especializadas atuarão de forma preventiva

Além do policiamento ostensivo, o esquema inclui a atuação das Patrulha Maria da Penha e Patrulha 60+, com foco preventivo, garantindo os direitos das mulheres e do público idoso durante os festejos.

Divulgação/PMERJ

Saiba quais objetos estão proibidos em Icaraí

Para reforçar a segurança, objetos proibidos serão recolhidos nos pontos de acesso. Não será permitida a entrada com:

  • Vidros
  • Objetos perfurocortantes
  • Armas
  • Fogos de artifício

A orientação é evitar levar esses itens, para agilizar o acesso e contribuir para uma festa segura.

Divulgação/PMERJ

Orientação ao público

O comando da Polícia Militar recomenda que os participantes aproveitem a festa com alegria e responsabilidade, colaborando com as revistas e respeitando as orientações das equipes no local. O objetivo é garantir uma virada de ano tranquila, segura e sem violência.