
Quatro pessoas que estavam mantidas em cárcere privado foram libertadas pela Polícia Militar na tarde deste domingo (11), no Centro de Niterói, após uma troca de tiros entre policiais e criminosos armados no Morro do Estado.
Segundo a PM, agentes do 12º BPM (Niterói) receberam informações por meio do Disque-Denúncia sobre vítimas sendo mantidas sob ameaça em um apartamento na Rua Doutor Celestino. Ao chegarem ao local, os policiais foram atacados a tiros, dando início a um intenso confronto.

Confronto terminou com morto, ferido e presos
Durante a troca de tiros, um dos criminosos morreu no local. Outro suspeito foi baleado e socorrido para o Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), no Colubandê, em São Gonçalo.
Após o confronto inicial, os agentes conseguiram acessar o imóvel onde estavam as vítimas. Outros dois suspeitos se renderam após negociação e foram presos.
As quatro pessoas mantidas reféns foram libertadas sem ferimentos.

Armas de guerra e granada foram apreendidas
Na ação, policiais do GAT “C”, do Patamo e da 4ª Companhia apreenderam um arsenal pesado, incluindo:
- Um fuzil
- Três pistolas
- Uma granada
- Carregadores de fuzil
- Colete balístico
- Rádios transmissores
- Drogas (quantidade ainda em apuração)
Segundo a corporação, os criminosos presos são suspeitos de integrar a facção Terceiro Comando Puro (TCP). Um dos detidos possuía quatro anotações criminais e um mandado de prisão em aberto.
Operação em área central causa apreensão
A ocorrência chamou a atenção por ter ocorrido em plena área central de Niterói, em uma região com grande circulação de moradores e comércio. A rápida resposta policial evitou que as vítimas sofressem agressões e impediu que o confronto se estendesse para áreas mais movimentadas da cidade.
Moradores relataram momentos de tensão durante a operação, especialmente devido à intensidade dos disparos.

Investigação segue na 76ª DP
Todo o material apreendido e os suspeitos presos foram encaminhados para a 76ª DP (Centro de Niterói), que ficará responsável pela investigação do caso e pela apuração das circunstâncias do cárcere privado.