Reprodução
Reprodução

Policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis da Capital (DRFA) prenderam, nesta sexta-feira (7), um homem acusado de integrar um grupo criminoso responsável por roubos e extorsões contra motoristas de aplicativo que atuavam em Niterói e São Gonçalo. O suspeito foi localizado escondido na casa de parentes em Niterói, onde foi capturado após um trabalho de inteligência e monitoramento.

Segundo a Polícia Civil, o grupo criminoso é investigado por uma série de crimes praticados na Região Metropolitana, com pelo menos três ocorrências confirmadas em maio deste ano.

© Rovena Rosa/Agência Brasil

Quadrilha rendia motoristas e obrigava transferências bancárias

De acordo com as investigações, os assaltantes agiam de forma semelhante em todas as abordagens. Eles solicitavam corridas por aplicativos de transporte, e, durante o trajeto, rendiam os motoristas sob ameaça de arma de fogo.

Além de roubar celulares e dinheiro, os criminosos obrigavam as vítimas a realizar transferências bancárias via PIX ou aplicativo, usando contas registradas em seus próprios nomes. Após os crimes, os motoristas eram abandonados nas imediações da Ponte Rio–Niterói, e os veículos deixados nas proximidades do terminal rodoviário de Niterói.


Mandado de prisão e investigação em andamento

Contra o suspeito, já havia mandado de prisão preventiva pelos crimes de roubo majorado e extorsão. Com a captura, a Polícia Civil segue investigando outros integrantes da quadrilha e possíveis conexões com casos semelhantes registrados em diferentes pontos da Região Metropolitana do Rio.

A operação reforça a importância das ações de inteligência e monitoramento no combate a crimes cometidos contra motoristas de aplicativo, que têm sido alvos recorrentes de golpes e abordagens violentas na região.


Recomendação de segurança

A Polícia Civil orienta motoristas de aplicativo a evitarem corridas com origem em locais de risco, manterem contato imediato com familiares ou centrais de atendimento durante as viagens e reportarem qualquer tentativa de assalto ou extorsão pelo número (21) 2253-1177 (Disque Denúncia).