
Niterói - A Prefeitura de Niterói entregou, nesta quinta-feira (20), um total de 20 novas viaturas — sendo 10 carros e 10 motos — para reforçar o patrulhamento das forças de segurança que atuam na cidade. Os veículos serão utilizados pelos agentes do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) e do Segurança Presente, com o objetivo de fortalecer o combate à criminalidade e ampliar a presença policial nas ruas.
A iniciativa faz parte das ações estratégicas do município para melhorar a segurança pública, consolidando a parceria entre os órgãos estaduais e municipais. Segundo o prefeito Rodrigo Neves, a entrega das viaturas representa mais um passo no compromisso da gestão com a proteção dos moradores e visitantes da cidade.
Prefeito destaca investimento em segurança pública
Durante a cerimônia de entrega, realizada na base do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM), no Centro, o prefeito ressaltou a importância da integração entre as forças de segurança e o papel fundamental do investimento contínuo na área.
“Estamos fazendo um grande investimento na Segurança Pública da cidade. Desde janeiro, ampliei o número de vagas para policiais no Proeis com o objetivo de aumentar a presença da força policial em Niterói. Também estamos fortalecendo a nossa Guarda Municipal. É assim que se faz segurança pública: com inteligência, investimento nas polícias, integração entre os órgãos e prevenção com foco na juventude. Tenho certeza que Niterói será um modelo de segurança pública, graças à integração. Essas viaturas representam mais um investimento para fortalecer as ações policiais na cidade, proporcionando mais segurança e tranquilidade para todos”, destacou Rodrigo Neves.
Niterói lidera investimentos no Proeis no Estado do Rio
O comandante do 12º BPM, coronel Leonardo Ribeiro de Oliveira, destacou que Niterói é o município que mais investe no Proeis em todo o estado.
“Queremos agradecer mais esse capítulo da vitoriosa gestão do município em reconhecer, sensibilizar e reforçar as viaturas do Proeis para a Polícia Militar. Esse é um programa de integração da segurança e Niterói tem o maior Proeis do Estado do Rio de Janeiro. É um reconhecimento, um sinal que a gestão acredita no nosso serviço. É muito importante essa integração porque assim se constrói as melhores soluções, ouvindo a população para fazer o trabalho da melhor forma”, afirmou o coronel.
Investimento mensal superior a R$ 1 milhão em segurança
A Prefeitura de Niterói tem investido mais de R$ 1 milhão por mês para ampliar o efetivo das polícias Civil e Militar na cidade. Com esse aporte, o número de agentes militares nas ruas mais do que dobrou, totalizando 170 policiais atuando pelo Proeis. Além disso, o município também disponibilizou 300 vagas para policiais civis trabalharem no período de folga pelo Regime Adicional de Serviços (RAS).
As novas viaturas irão auxiliar as operações da Polícia Militar e do Segurança Presente, fortalecendo o monitoramento e a repressão às atividades criminosas em diferentes pontos da cidade.