Polícia

Polícia prende suspeitos de furto qualificado a banco em Niterói

Polícia prende suspeitos de furto a banco em Niterói. Ação ocorreu na Estrada Francisco da Cruz Nunes durante policiamento de rotina.

Divulgação
Divulgação

Na tarde deste sábado (8), policiais militares da Operação Segurança Presente prenderam dois homens durante uma tentativa de furto qualificado em uma agência do Banco do Brasil, na Estrada Francisco da Cruz Nunes, 5770, em Piratininga, Região Oceânica de Niterói. A ação ocorreu por volta das 15h30.

Duas equipes de motopatrulhamento, em policiamento de rotina, receberam a informação de que criminosos estavam instalando dispositivos eletrônicos nos caixas de autoatendimento da agência em plena luz do dia.

Ao chegarem ao local, os policiais confirmaram a atividade criminosa. Os suspeitos, Jonatham Pieter Ferreira, 31 anos, e Rafael Alexandre de Almeida, 37, tentaram fugir, mas foram capturados. Jonatham foi preso imediatamente, enquanto Rafael foi perseguido, imobilizado e detido.

Os criminosos, oriundos de Joinville, Santa Catarina, estavam com uma aparelhagem conectada à rede do banco. A polícia apreendeu uma faca, ferramentas, um modem 5G e um roteador “Microtik Routerboard 750”, que pode transformar um computador em um potente roteador para coletar dados ou realizar transações financeiras.

Divulgação

Uma mulher compareceu à 81ª DP (Itaipu) para prestar queixa, relatando que sua senha foi “travada” e que sofreu um prejuízo de quase R$ 3 mil. Um supervisor de segurança da agência bancária testemunhou a seu favor.

Os detidos foram inicialmente levados à 81ª DP para o registro da ocorrência e, posteriormente, à 76ª DP (Centro), Central de Flagrantes, onde foram autuados por estelionato qualificado contra instituição financeira e associação criminosa. Ambos permanecem à disposição da Justiça, aguardando encaminhamento ao sistema prisional.

A dupla Jonatham Pieter Ferreira e Rafael Alexandre de Almeida, recentemente presa por tentativa de furto qualificado a uma agência bancária em Niterói, tem um extenso histórico criminal. Juntos, acumulam quatorze registros criminais.

Cada um deles possui duas anotações por associação criminosa, furto qualificado à instituição financeira e porte ilegal de arma. Além desses crimes, ambos têm uma ocorrência registrada por corrupção ativa.