
A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro prendeu, neste sábado (31/01), o quinto suspeito de participação no assassinato do policial civil José Carlos Queiroz Vianna, crime ocorrido em outubro do ano passado, em Niterói.
A captura foi realizada por agentes da Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí após meses de investigação. O homem foi localizado na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio.

Suspeito teria atuado no planejamento do crime
De acordo com as investigações, o preso teve papel direto na organização do homicídio. Ele seria responsável por receber informações sobre o monitoramento da vítima — que durou meses — e detalhes da execução, além da queima do veículo usado no ataque.
Com o investigado foram apreendidos aparelhos celulares, que passarão por perícia para aprofundar a identificação de outros envolvidos e o fluxo de comunicação do grupo criminoso.
A polícia informou ainda que o homem possui anotações criminais por organização criminosa, homicídio qualificado e porte ilegal de arma. Ele também é investigado por integrar o esquema de segurança ligado ao contraventor Adilson Oliveira Coutinho Filho, o “Adilsinho”.
Cinco prisões e investigação em andamento
Esta é a quinta prisão relacionada ao assassinato do agente:
- Três suspeitos foram detidos em flagrante no dia do crime;
- Um quarto envolvido foi capturado em novembro de 2025;
- Agora, o quinto integrante foi localizado após cruzamento de dados e trabalho de inteligência.
A DHNSG afirma que as apurações continuam para esclarecer todas as circunstâncias, identificar possíveis mandantes e mapear a estrutura criminosa por trás do ataque.