Polícia intercepta grupo armado durante ação em Niterói
Foto: Polícia Militar do Rio de Janeiro

Quatro suspeitos foram presos pela Polícia Militar após uma denúncia de tráfico de drogas no Morro do Estado, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. A ação terminou com a apreensão de fuzis, munições e equipamentos de uso militar.

A operação ocorreu neste sábado (13), na Travessa São Sebastião, no Morro do Estado, em Niterói. Segundo informações do 12º BPM, os policiais foram até o local após receberem uma denúncia relacionada ao tráfico de drogas na comunidade.

Ao perceberem a presença das equipes, os criminosos tentaram fugir em direção ao interior do morro. No entanto, após buscas na área, os quatro acabaram localizados e detidos pelos agentes.

Ainda de acordo com a Polícia Militar, todos os presos já possuem passagens pela polícia. Um deles, inclusive, era considerado foragido da Justiça no momento da abordagem.

Fuzis, munições e fardamento militar

Durante a ação, os policiais encontraram armamento pesado e equipamentos que costumam ser usados em confrontos armados. Entre o material apreendido em Niterói estavam três fuzis de alto calibre.

Um dos armamentos é um fuzil calibre 7.62, que estava acompanhado de um carregador e 20 munições intactas. Além dele, outros dois fuzis calibre 5.56 foram localizados, junto com quatro carregadores e 104 munições.

Os agentes também apreenderam três fardamentos do tipo “ghillie”, que possuem camuflagem especial, além de duas capas de coletes balísticos.

Registro da ocorrência

Após a prisão, os quatro suspeitos foram encaminhados para a 76ª DP, em Niterói, onde o caso foi registrado. O grupo vai responder pelo crime de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.

Violência e disputa entre facções

O Morro do Estado, localizado no Centro de Niterói, é uma das áreas que enfrentam constantes episódios de violência. A situação também afeta comunidades como Palmeira e Santo Cristo, no bairro do Fonseca.

Essas regiões têm sido palco de disputas por território entre criminosos ligados às facções Comando Vermelho e Terceiro Comando Puro. Como consequência, moradores frequentemente relatam momentos de tensão e confrontos armados.

Na madrugada deste domingo (14), por exemplo, um intenso tiroteio foi registrado na comunidade do Santo Cristo, reforçando o cenário de insegurança enfrentado por quem vive nessas áreas de Niterói.