
A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou, nesta quarta-feira (20/08), a Operação Lex Falsa, em ação conjunta com a Polícia Civil de Santa Catarina, para desarticular uma quadrilha especializada no golpe do “falso advogado”.
Agentes do Departamento-Geral de Polícia da Capital (DGPC) cumpriram mandados de prisão e de busca e apreensão em diferentes cidades do estado do Rio de Janeiro, incluindo a Ilha do Governador (Zona Norte do Rio), Cabo Frio (Região dos Lagos) e Campos dos Goytacazes (Norte Fluminense). Até o momento, três pessoas foram presas.
Como funcionava o golpe
Segundo as investigações, os criminosos se passavam por advogados catarinenses utilizando identidades falsas e dados reais de processos judiciais.
Com documentos verdadeiros ou forjados, como sentenças e guias de pagamento, os golpistas pediam depósitos de supostas custas processuais, prometendo liberação de valores. A estratégia enganava vítimas de diferentes estados e gerava lucro ilícito para a quadrilha.
Outros crimes associados
Além da fraude, a operação também cumpriu mandado de busca e apreensão contra um investigado por invasão de dispositivo informático.
A Polícia Civil reforça que investigações continuam para identificar outros envolvidos e rastrear os valores movimentados pela organização criminosa.