Polícia

Operação em Niterói prende foragido e retira 800 kg de barricadas

Operação em Niterói resulta na prisão de foragido e na retirada de 800 kg de barricadas do tráfico de drogas.

Divulgação/PMERJ
Divulgação/PMERJ

Policiais militares do 4º CPA/12º BPM (Niterói) recapturaram, nesta sexta-feira (5), um criminoso foragido do sistema prisional desde outubro de 2023. A ação ocorreu na Comunidade da Galinha, em Pendotiba, após informações repassadas pelo Disque Denúncia. (Vídeo abaixo)

Durante a operação, também foi apreendido um adolescente de 17 anos e retirados cerca de 800 quilos de barricadas utilizadas pelo tráfico para impedir o acesso de viaturas à região.

Divulgação/PMERJ

Tiroteio e recaptura do foragido

Segundo a Polícia Militar, ao chegarem ao local, os agentes foram recebidos a tiros por criminosos armados. Houve confronto, e dois suspeitos foram detidos. Entre eles estava Guilherme Silva, de 24 anos, atingido na perna.

Ele foi levado ao Hospital Estadual Azevedo Lima (Heal), onde permanece internado sob custódia policial. Contra Guilherme havia um mandado de prisão expedido pela Vara de Execuções Penais, após sua fuga em setembro de 2023, quando deixou de retornar ao regime semiaberto durante a saída temporária de Visita Periódica ao Lar (VPL).

O criminoso cumpria pena de 8 anos por tráfico de drogas e tinha ainda 7 anos remanescentes.


Armas e rádios apreendidos

Na ação, a PM apreendeu:

  • 1 pistola Imbel MD1 calibre 380 com 4 munições;
  • 1 pistola Browning calibre 9mm com 14 munições;
  • 4 rádios transmissores;
  • Além de retirar 800 quilos de ferro, concreto e pedras usados como barricadas.

Continuidade das operações

De acordo com a corporação, as ações de retirada de barricadas em Niterói continuam, para restaurar a circulação e a segurança dos moradores. A população pode colaborar denunciando atividades criminosas pelos canais do Disque Denúncia:

  • Telefone: (21) 2253-1177 ou 0300-253-1177
  • WhatsApp: (21) 2253-1177
  • Aplicativo: Disque Denúncia RJ (com anonimato garantido).