Polícia

Obra ilegal cortava árvores da Mata Atlântica em Niterói

Divulgação/Disque Denúncia
Divulgação/Disque Denúncia

Policiais militares da Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) do Parque Estadual da Serra da Tiririca flagraram, nesta terça-feira (13), uma ação de desmatamento e corte de árvores de pequeno e médio porte da Mata Atlântica em Niterói, região metropolitana.

A operação ocorreu após denúncias recebidas pelo programa Linha Verde, específico para crimes ambientais.

Os agentes da 6ª UPAm se deslocaram para a Rua José Luciano Rodrigues, em Várzea das Moças, onde constataram a intervenção ilegal em uma área de aproximadamente 300 metros quadrados, dentro da zona de amortecimento do Parque Estadual da Serra da Tiririca.

No local, o responsável pela obra afirmou que estava contratado para construir uma residência, mas não apresentou as licenças necessárias. A proprietária do terreno também alegou desconhecimento sobre a obrigatoriedade das autorizações.

Divulgação/Disque Denúncia

Com base nas leis de crimes ambientais (artigo 40 da lei 9605/98 e artigo 2º da lei 9.985/00), os policiais registraram a ocorrência na 81ª DP.

A população pode denunciar crimes ambientais ao Linha Verde 24 horas por dia, todos os dias da semana, através dos números (21) 2253-1177 ou 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado. As denúncias também podem ser feitas pelo site do Disque Denúncia ou pela FanPage do Linha Verde no Facebook.