De acordo com os dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), Niterói tem motivos para comemorar. Os primeiros sete meses de 2023 mostraram uma redução significativa em diversos crimes na cidade em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Um dos destaques é a queda nos crimes contra a vida. A letalidade violenta, que inclui homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, diminuiu em 5,6%. O homicídio doloso, isoladamente, teve uma redução ainda mais expressiva, com uma queda de 44,83%. Isso significa que houve 13 casos a menos de homicídio doloso em 2023 em comparação com o ano anterior. Não houve registro de morte por latrocínio na cidade nos primeiros sete meses deste ano.
Além disso, os roubos também apresentaram uma redução significativa. Os roubos de veículos caíram 30,8%, o que representa uma diminuição de 50 ocorrências em relação ao ano anterior. Os roubos de rua também tiveram uma queda de 0,9%.
Outro dado que chama a atenção é a redução dos roubos de cargas. Em 2022, foram registrados 41 casos, enquanto em 2023, até julho, foram 28.
As apreensões de drogas tiveram um aumento de 15,2% em Niterói. A recuperação de veículos aumentou 26,6% em relação ao ano anterior, o que significa que mais carros roubados estão sendo devolvidos aos seus proprietários. Já a recuperação de armas teve um aumento de 69%. O programa Segurança Presente registrou uma redução de 26% no total de roubos na cidade.