
A Prefeitura de Niterói, em parceria com a Polícia Civil, realizou na noite desta sexta-feira (15) a Operação Donos da Rua, no polo gastronômico do Jardim Icaraí. A iniciativa teve como objetivo coibir a atuação de flanelinhas irregulares que intimidavam motoristas e cobravam indevidamente por vagas públicas.
A ação foi coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) e pela 77ª DP (Icaraí), com apoio da Guarda Civil Municipal. Ao todo, 8 flanelinhas foram autuados durante a operação.

Relatos de intimidação e extorsão
A Associação de Bares e Restaurantes do Jardim Icaraí havia recebido diversas denúncias de clientes que relataram intimidação e até ameaças de depredação caso não pagassem pelo estacionamento. Muitos dos autuados possuíam passagens anteriores pela polícia.
Segundo o delegado titular da 77ª DP, Vilson de Almeida, a atividade de guardador de carros é regulamentada por lei, mas depende de cadastro no poder público.
“A profissão de guardador de carros, conhecido popularmente como flanelinha, é regulada por lei, exigindo cadastro no poder público. A realidade, porém, é que muitos atuam de forma ilegal, exigindo dinheiro do motorista com ameaças de que o veículo será danificado se não pagar”.

Compromisso com a segurança urbana
O prefeito Rodrigo Neves reforçou que a Prefeitura vai manter as operações.
“Vamos garantir o direito de ir e vir com segurança e proteger o cidadão contra extorsão e intimidação. Flanelinha não regulamentado, que pressiona, ameaça ou exige pagamento por vaga pública, está agindo fora da lei, e vamos coibir isto”, afirmou.
O secretário do GGIM, Felipe Ordacgy, destacou que a rua é pública e o espaço não pode ser apropriado de forma ilegal:
“A rua é pública, a vaga é do cidadão. Não podemos permitir que o espaço público seja apropriado por quem age fora da lei. As ações vão continuar. Não vamos deixar o cidadão de Niterói ser intimidado”.

Continuidade das operações
A Operação Donos da Rua faz parte de um pacote de medidas de segurança urbana em Niterói e novas ações já estão programadas para outras regiões da cidade nos próximos dias.