
Niterói - A Prefeitura de Niterói, por meio do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança, acionou a Polícia Federal para atuar contra uma empresa de segurança privada irregular que operava na Rua Presidente Backer, no bairro de Icaraí. A ação ocorreu nesta quarta-feira (14), após denúncias de que o serviço prestado poderia estar ligado à atuação de milicianos.
Durante a fiscalização, os agentes federais constataram que o veículo suspeito, estacionado de forma recorrente na via, pertencia a uma empresa de segurança contratada por dois condomínios residenciais. No entanto, apesar dos contratos firmados, a empresa não possuía registro junto à Polícia Federal, órgão responsável por autorizar e fiscalizar esse tipo de atividade, conforme estabelece a Lei Federal nº 7.102/1983.
Segundo o prefeito Rodrigo Neves, a operação reforça o compromisso da gestão em manter Niterói livre de milícias e da atuação clandestina de empresas de segurança.
“Niterói é uma das poucas cidades da região metropolitana do Rio que não tem milícias dominando bairros e territórios e, no que depender de nosso trabalho e das forças de segurança pública da cidade, vai seguir protegida desse mal que afeta gravemente a vida e a segurança pública de muitas cidades no Rio. Estamos atentos e trabalhando em conjunto com as forças de segurança pública para combater todos os tipos de crime, garantindo a qualidade de vida de todos os niteroienses. Importante os cidadãos divulgarem a informação correta: em Niterói não tem milícias dominando bairros e nem terá, mas é fundamental cortar o mal pela raiz, as fake news de um lado e serviços de segurança privada irregulares de outro. Agradeço a ação da Polícia Federal no caso”, declarou.
O secretário Felipe Ordacgy, responsável pelo Gabinete de Segurança Integrada, destacou a importância da integração entre os órgãos públicos para preservar a qualidade de vida na cidade.
“Fazemos um trabalho constante para que a cidade permaneça como uma das mais seguras no Estado do Rio e no país, ajudando no combate a todos os tipos de crimes. De motos barulhentas a ferros-velhos clandestinos, passando por monitoramento de vias, atuamos em parceria principalmente com as polícias Federal, Civil e Militar, além da Guarda Municipal, coibindo irregularidades”
Com a autuação e encerramento das atividades da empresa, a Prefeitura de Niterói reforça que continuará vigilante quanto à presença de seguranças não autorizados, garantindo a legalidade e a tranquilidade dos moradores, especialmente em áreas residenciais como Icaraí.