São Gonçalo

Moradores de São Gonçalo protestam contra falta de energia

Manifestantes protestam contra falta de energia em São Gonçalo. Comunidade da Linha bloqueou parcialmente a RJ-106 em ato pacífico.

Reprodução/Redes Sociais
Reprodução/Redes Sociais

Na noite desta terça-feira (12), moradores da comunidade da Linha, em São Gonçalo, bloquearam parcialmente a RJ-106, no quilômetro 8,5, em protesto contra a falta de energia elétrica na região. O ato é realizado de forma pacífica e conta com a participação de cerca de 20 pessoas. Diversas regiões da cidade ainda sentem a falta de energia nesta noite, após o incêndio que atingiu uma subestação da Enel, no Alcântara, também em São Gonçalo. (Vídeo abaixo)

Os manifestantes usaram materiais como lixo e madeira, que foram incendiados na via para chamar a atenção das autoridades. A mobilização ocorreu no sentido Niterói, causando transtornos para os motoristas que precisaram desviar do trecho bloqueado.

Equipes do Comando de Polícia Rodoviária (CPRv) estiveram no local para monitorar a situação e auxiliar na organização do trânsito. Até o momento, não há informações detalhadas sobre o impacto no fluxo de veículos ou a extensão dos congestionamentos.

O que diz a Enel?

“A Enel Rio informa que normalizou o fornecimento de energia para 73% dos clientes que tiveram o fornecimento afetado na tarde de hoje (12) após uma ocorrência com origem na subestação Alcântara. Uma falha em um equipamento da subestação causou impacto no serviço para parte dos clientes das cidades de Niterói, São Gonçalo e Maricá. Técnicos da distribuidora seguem realizando manobras remotas na rede elétrica para normalizar gradualmente o serviço. Como a intercorrência gerou um curto-circuito e a liberação de fumaça na subestação, técnicos da distribuidora precisaram aguardar a liberação do Corpo de Bombeiros para acessar o local. O acesso já foi liberado e as equipes começaram a atuar nos reparos necessários. A empresa está apurando as causas do ocorrido.” diz a nota da Enel.