Polícia

Homem furta notebooks em diferentes cidades, dentre elas Niterói

Conheça os detalhes das ações de um homem que furta notebooks em Niterói e outras cidades do Rio de Janeiro.

Câmera de segurança de uma academia em Niterói flagrou a ação de furto de um notebook no estabelecimento |  Foto: Reprodução
Câmera de segurança de uma academia em Niterói flagrou a ação de furto de um notebook no estabelecimento | Foto: Reprodução

Niterói - Um criminoso especializado em furtos de notebooks tem sido registrado por câmeras de segurança em uma sequência de delitos em Niterói, Rio de Janeiro, Duque de Caxias e Petrópolis. Vestido sempre de roupa social e agindo tranquilamente, ele se faz passar por funcionário dos locais para não levantar suspeitas.

O caso mais recente ocorreu na última semana, em uma academia de Niterói, na Região Metropolitana do Rio. O homem entrou discretamente, analisou o ambiente e, minutos depois, saiu levando um notebook do escritório, sem que ninguém notasse.

Nos últimos dias, ele já havia sido flagrado furtando equipamentos em clínicas médicas, escritórios, consultórios, academias e até na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Em todos os casos, sua estratégia é semelhante: ele se passa por profissional do local, circula tranquilamente pelos corredores, ganha a confiança das recepções e age no momento em que o ambiente está mais vulnerável.

Na UERJ, o criminoso entrou com um crachá falso, colocou um jaleco, acessou uma sala do curso de Biologia e furtou três notebooks. Um dos aparelhos continha uma pesquisa científica de dois anos, que foi completamente perdida com o furto.

Em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, ele agiu em uma clínica médica. Sentou-se na recepção, esperou a distração de uma mãe ao telefone e aproveitou para pegar o notebook de dentro de um armário, fugindo sem levantar suspeitas.

Outro caso foi registrado em um stand de vendas de imóveis no último sábado (22). O homem se apresentou como corretor, observou o movimento e, assim que os funcionários saíram para atender clientes, furtou dois notebooks que estavam sobre uma mesa de trabalho.

Segundo a Polícia Civil, as delegacias das cidades envolvidas estão compartilhando informações de inteligência e imagens de segurança para identificar e prender o criminoso. O uso da tecnologia tem sido essencial para cruzar dados e mapear os locais por onde o ladrão de notebooks tem passado.

A população é orientada a redobrar os cuidados com objetos de valor em ambientes compartilhados. Denúncias e informações que possam ajudar nas investigações podem ser encaminhadas ao Disque Denúncia (2253-1177), com garantia de anonimato.