Polícia

Homem condenado por morte de vereador é preso em Niterói

Homem condenado por morte de vereador é preso em Niterói após longos anos de investigação. Saiba mais sobre o caso.

Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG) | Divulgação
Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG) | Divulgação

Niterói - Um homem condenado por envolvimento no assassinato do vereador Lúcio da Nevada foi capturado neste domingo (4), no bairro de Jurujuba, em Niterói, por policiais da Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG).

O crime ocorreu em 2012, quando o vereador recém-eleito Lúcio Diniz Araújo foi executado dentro de sua caminhonete, na porta da casa dos pais, no bairro Santa Bárbara, também em Niterói. O homicídio aconteceu poucos dias após a vitória de Lúcio nas eleições para a Câmara Municipal de Niterói.

O preso, identificado como Damião Washington da Silva Ferreira, ex-policial militar, foi condenado a 22 anos e 3 meses de prisão pelos crimes de homicídio e associação criminosa.

Segundo a sentença, o assassinato teve motivação política, com o objetivo de impedir que o vereador assumisse seu cargo na Câmara. A juíza Nearis dos Santos Carvalho ressaltou o impacto do crime ao afirmar que se tratou de um atentado à democracia:

“Todo o agir criminoso visou impedir que a vítima, vereador legitimamente eleito, assumisse seu posto”, afirmou.

O que diz a defesa

De acordo com o advogado de defesa, Marcello Ramalho, Damião nega envolvimento no crime e se declara inocente de qualquer participação. Ainda de acordo com o advogado, o acusado resistia a se entregar e a defesa tenta anular a condenação dele.

“Estou tentando anular o julgamento junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao Supremo Tribunal Federal (STF). O suposto mandante conseguiu o desaforamento, ou seja, o deslocamento do julgamento do juízo natural, que seria o júri de Niterói. O próprio tribunal reconheceu que a juíza estava se comportando de forma parcial, o que poderia influenciar o conselho de sentença.”

Nota da polícia civil

“Policiais civis da Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG) prenderam, neste domingo (04/05), o autor do homicídio que vitimou o vereador Lúcio Diniz Araújo, o Lúcio da Nevada, em outubro de 2012. O criminoso foi capturado no bairro de Jurujuba, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio.

As investigações apontam que o vereador foi morto dentro da sua caminhonete, na porta da residência dos pais, no bairro niteroiense de Santa Bárbara. O homem morreu pouco depois de conquistar sua vaga na Câmara Municipal da cidade.

Após trabalho de inteligência e monitoramento, a equipe da unidade conseguiu localizar o criminoso e cumprir o mandado de prisão condenatória e associação criminosa contra ele.”