Golpe do videogame

‘Golpe do videogame’: golpista é preso em Niterói

O golpista foi preso após ser denunciado na 81º DP (Itaipu) por uma vítima da Região Oceânica de Niterói

Divulgação/Vídeo abaixo
Divulgação/Vídeo abaixo

Nesta terça-feira, a Polícia Civil do Rio de Janeiro efetuou a prisão de Matheus Rodrigues Alves, um jovem de 25 anos, acusado de participar de um esquema conhecido como “golpe do videogame”. A prisão, realizada pela equipe da 81ª DP (Itaipu), foi motivada por acusações de tentativa de estelionato, associação para o crime e resistência à prisão.

A operação revelou que o grupo criminoso criava perfis femininos falsos em plataformas de anúncios de compra e venda para enganar vendedores de consoles de videogames, que são vendidos por preços que iniciam em R$ 2.500. Fingindo ser mulheres interessadas, os estelionatários afirmavam ter um irmão ou outro parente querendo comprar o console e direcionavam a negociação para o WhatsApp. Após fechar o acordo, um comprovante de pagamento fraudulento era enviado ao vendedor.

Para finalizar o golpe, a quadrilha solicitava que um motorista de aplicativo, geralmente alheio ao esquema criminoso, recolhesse o videogame. Em um caso recente, um vendedor de Niterói desconfiou da abordagem e contatou a polícia. Os oficiais seguiram o motorista até o Vidigal, na Zona Sul da cidade, onde conseguiram deter Matheus.

A 81ª Delegacia de Polícia identificou pelo menos outras 2 denúncias contra Matheus com relatos semelhantes e também descobriu outras investigações relacionadas a videogames ocorrendo no Vidigal. Matheus possui um total de 8 registros criminais e atos infracionais, incluindo associação ao tráfico de drogas, tortura, homicídio, roubo e sequestro.