Polícia

Força-tarefa fecha estacionamento clandestino em Niterói

Força-tarefa fecha estacionamento clandestino em Niterói e realiza prisões e apreensões de veículos adulterados.

Divulgação/Prefeitura de Niterói
Divulgação/Prefeitura de Niterói

Niterói - Uma operação conjunta da Prefeitura de Niterói e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) desarticulou, nesta quinta-feira (2), um esquema de receptação de veículos em um estacionamento clandestino no bairro Santa Bárbara, na Zona Norte. A ação faz parte da Operação Asfixia, iniciada há cerca de três meses, e resultou em três prisões, recuperação de carros roubados e apreensões de veículos adulterados.

Prisões e veículos recuperados

Durante a ação, a PRF e os órgãos municipais recuperaram um carro furtado de um oficial do Exército e apreenderam dois veículos com motores adulterados. Outros três automóveis foram rebocados por infrações administrativas. O responsável pelo estacionamento irregular foi preso em flagrante.

Divulgação/Prefeitura de Niterói

Fiscalização ampliada

Além das prisões, o local recebeu notificações sanitárias e administrativas emitidas pela Postura Municipal e pela Vigilância Sanitária. A operação contou ainda com o apoio da NitTrans, Guarda Civil Municipal, Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN) e fiscais da Secretaria de Ordem Pública.

Objetivo da Operação Asfixia

De acordo com o secretário do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Felipe Ordacgy, a estratégia é sufocar financeiramente o crime organizado ao atacar a receptação de veículos e peças roubadas.

“O objetivo é sufocar financeiramente a cadeia de receptação que alimenta o crime organizado, atacando diretamente suas fontes de renda. Essa é uma ação permanente de inteligência e integração, que reforça nosso compromisso de garantir mais segurança e ordem urbana para a cidade. A Operação Asfixia permanece em andamento e deve seguir com novas etapas nos próximos meses, reafirmando o compromisso das autoridades locais em enfrentar o crime de forma coordenada, estratégica e eficaz”, afirmou Ordacgy.

Divulgação/Prefeitura de Niterói

Apoio da PRF

O trabalho de identificação veicular da PRF foi considerado fundamental. Técnicas especializadas permitiram detectar adulterações em chassis e motores, ajudando a desmontar o esquema de receptação que atuava na região.

Segurança e ordem urbana

A Operação Asfixia tem sido conduzida sem confronto e busca reduzir crimes patrimoniais em Niterói, promovendo mais segurança para moradores e motoristas. Segundo a Prefeitura, novas etapas já estão sendo planejadas para os próximos meses.