Nesta segunda-feira (05/08), agentes da Operação Desmonte fecharam um ferro-velho clandestino, instalado em um barraco de madeira na calçada da Estrada da Florália, no bairro Santa Bárbara, em Niterói.
A força-tarefa, criada pelo Governo do Estado, visa combater o comércio ilegal de peças automotivas e coibir roubos e furtos de veículos.
Segundo divulgou o Detran, o local conhecido como Ferro-velho do Rato, estava envolvido em atividades ilícitas, incluindo furto de energia e descarte inadequado de resíduos químicos em um riacho próximo. Três pessoas foram levadas à Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) para prestar depoimentos.
A denúncia chegou ao conhecimento da Operação Desmonte, coordenada pelo Detran.RJ, através do 12º Batalhão de Polícia Militar de Niterói. O ferro-velho funcionava a céu aberto, sem licença do órgão regulador, e o proprietário não possuía notas fiscais para as peças comercializadas.
No local, carcaças de automóveis estavam expostas na calçada, e sucatas foram encontradas dentro do rio adjacente. Todo o material apreendido será destruído em empresas credenciadas pelo Detran.RJ.
Números da Operação Desmonte
Desde sua criação em agosto do ano passado, a força-tarefa do Governo do Estado já realizou 23 ações, apreendendo cerca de 800 toneladas de sucata.
Sete veículos provenientes de crimes foram recuperados, juntamente com aproximadamente 150 motores roubados.
A operação, que conta com a participação do Detran.RJ, polícias Civil e Militar, Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Secretaria de Fazenda, interditou 18 estabelecimentos somente nos meses de junho e julho.