Durante as operações do projeto Energia Legal realizadas hoje (8), em Niterói, com o apoio da Polícia Civil, a Enel Distribuição Rio encontrou furto de energia elétrica em um restaurante, no bairro do Fonseca.
No local, os técnicos da Enel encontraram uma ligação trifásica feita diretamente no transformador da companhia, com cabo passando por um cano de PVC e por baixo da calçada. O gerente do estabelecimento foi preso em flagrante por agentes da polícia.
Ontem (7), durante as inspeções, os técnicos constataram ligações diretas da rede elétrica da Enel em um pet shop, em Itaipu, e um sítio, em Maravista. Além disso, ainda em Itaipu, foi encontrada fraude no medidor de energia em uma loja de utensílios domésticos.
A operação de ontem terminou com a condução dos responsáveis pelo pet shop e pelo sítio até a delegacia para prestar depoimento. Essa edição do projeto começou ontem e vai até sexta (10) em Niterói. Até agora, nesta edição, a distribuidora já contabilizou 92 irregularidades, incluindo furtos e fraudes no medidor de energia.
Além de ser crime, com pena prevista de oito anos de reclusão, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecargas na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia. Conforme estimativa da distribuidora, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os consumidores da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5%.
Para conscientizar a população sobre o perigo do furto de energia, a Enel Distribuição Rio realiza, além dos operativos, diversos projetos sociais em comunidades, com informações sobre o uso eficiente de energia elétrica, programas para geração de emprego e renda e revisão gratuita de instalações elétricas de consumidores com menor poder aquisitivo.
Para denunciar o furto de energia, basta acessar o aplicativo Enel Rio ou ligar para Central de Atendimento pelo telefone 0800 28 00 120. Não é necessário se identificar.